AtaNews Publicidade 728x90
04/08/2023 às 20h23min - Atualizada em 04/08/2023 às 20h23min

​Dia Nacional da Saúde – sábado, 5 de agosto : Check-up anual do coração é uma das principais formas de cuidar da saúde, destaca cardiologista do IMC de Rio Preto

Exames previnem problemas cardiovasculares, que causam no Brasil mais de 1.100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 90 segundos

Assessoria de Imprensa do IMC de Rio Preto
Cardiologista Adriana Bellini Miola, do Instituto de Moléstias Cardiovasculares – IMC, de Rio Preto (Divulgação/ IMC de Rio Preto)
Este sábado, 5 de agosto, é o Dia Nacional da Saúde, data instituída no Brasil com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar do bem-estar do corpo e mente. Uma das atitudes eficazes é a prevenção através de exames periódicos, dentre os quais o check-up cardiológico é um dos mais importantes. 

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda às mulheres começar as consultas anuais a partir dos 50 anos e aos homens, ao completar 45 anos adiante.
Para milhões de pessoas no Brasil, no entanto, o check-up deve começar a ser feito muito antes, ainda quando jovens, ressalta a cardiologista Adriana Bellini Miola, do Instituto de Moléstias Cardiovasculares – IMC, de São José do Rio Preto. “São pessoas que possuem histórico familiar de doenças cardíacas ou que já foram vítimas dessas enfermidades. Por exemplo, se os pais sofrem com insuficiência cardíaca, arritmia ou angina”, explica a médica.

Dr. Adriana também faz alerta às mulheres mais jovens, que estariam supostamente mais protegidas pelos fatores hormonais às doenças cardíacas, mas em que se constatou aumento de mortes. “Segundo a SBC, a taxa de mortalidade por doenças cardiovasculares agudas subiu 7,6% entre mulheres de 15 a 49 anos entre 1990 e 2019”, informa a cardiologista do IMC.

O check-up cardiológico completo uma vez ao ano. No IMC, o paciente é avaliado por uma equipe multidisciplinar que pode envolver cardiologista, angiologista, cirurgião vascular, hemodinamicista, nutricionista, entre outros. Centro de referência no interior paulista, o IMC conta com esta equipe e infraestrutura diagnóstica completa, o que permite aos profissionais avaliarem com precisão e segurança como está a saúde do paciente.

No IMC, o paciente tem condições de realizar, no mesmo local, consulta, o teste ergométrico, exames e, se for necessário, diagnósticos por imagem, procedimentos hemodinâmicos e cirúrgicos. “Em caso de emergência, sobretudo, concentrar todo atendimento num só lugar é fundamental para ampliar as chances de sucesso”, destaca o angiologista e cirurgião vascular José Dalmo de Araújo Filho, do IMC.

Segundo Dra. Adriana, avaliar periodicamente o coração, artérias e veias é fundamental para a saúde porque o sistema cardiovascular tem papel decisivo para o bom funcionamento de todo o corpo humano, em especial órgãos vitais como pulmões, rins, fígado etc.
“Infelizmente, boa parcela da população não realiza o check-up cardiológico periódico, o que resulta, por exemplo, nos números alarmantes de casos de doenças cardiovasculares”, afirma a cardiologista do IMC.

As doenças cardiovasculares provocam 2 vezes mais mortes do que todos os tipos de câncer juntos no Brasil. 
De acordo com o Ministério da Saúde, no país, cerca de 14 milhões de pessoas têm alguma doença cardiovascular e, pelo menos, 400 mil mortes ocorrem por ano, em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todos os óbitos no país. São a causa número 1 de mortes de brasileiros. 

Até o dia 2 de agosto, o “Cardiômetro”, indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares no País, criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, totalizava 236 mil mortes este ano. Segundo a SBC, são mais de 1.100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos (90 segundos).
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »