AtaNews Publicidade 728x90
02/08/2023 às 17h11min - Atualizada em 02/08/2023 às 17h11min

Araçatuba realiza a ações educativas de combate à Leishmaniose

Assessoria de Imprensa da PMA
Divulgação/Prefeitura de Araçatuba
A Prefeitura de Araçatuba vai realizar, de 07 a 12 de agosto, uma série de ações em locais públicos para marcar a passagem da "Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose" e da "Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral". O objetivo é socializar informações relevantes sobre a prevenção da enfermidade tanto em seres humanos quanto em cães, visando a redução da incidência da doença.

Durante a semana, serão realizadas visitas aos pontos estratégicos da cidade para levar informações sobre a doença, métodos de prevenção e tratamento. Nessas visitas, será oferecido à população o diagnóstico canino da leishmaniose visceral.

No dia 7, a ação será no Estação Cidadania (Jd. Atlântico); dia 08 na Praça do Pinheiros (Centro Comunitário Umuarama); dia 09 na UBS São José; dia  10 na Praça  Quermeshow (Planalto); dia 11 na Praça do Hilda Mandarino.

Estas atividades serão desenvolvidas das 8h às 16h. No sábado (12), haverá encerramento, com feirinha de adoção de animais, das 8h às 13h, no Calçadão da Princesa Isabel.

A Leishmaniose Visceral, também conhecida como calazar, é uma zoonose crônica causada pelo parasito Leishmania infantum e transmitida pelos vetores flebotomíneos Lutzomyia longipalpis e Lutzomyia cruzi, também chamados de "mosquito-palha", "mosquito-pólvora", "porvinha" ou "birigui".

O flebotomíneo sobrevive em ambientes com acúmulo de matéria orgânica em decomposição, como quintais com folhas, restos de comida, fezes de animais e terra. Para combater o vetor, é essencial manter a limpeza diária do ambiente, remover galinhas das áreas urbanas, utilizar lixeiras tampadas e fazer a coleta periódica de lixo. Além disso, o uso adequado de inseticidas à base de permetrinas também é recomendado.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »