AtaNews Publicidade 728x90
15/07/2023 às 19h08min - Atualizada em 15/07/2023 às 19h08min

Ministério confirma doação de remédios a Cuba e outros 11 países

A pasta enviou 11.800 ampolas do antibiótico doxiciclina a Cuba. Outra doação é preparada, do antiviral tenofovir alafenamida

Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação
O Ministério da Saúde doou 11.800 ampolas do antibiótico doxiciclina a Cuba em março deste ano. Os medicamentos fazem parte de uma lista de itens da pasta com validade até o fim de julho.

Os dados foram revelados por meio da Lei de Acesso à Informação. Uma nova doação de 100.020 comprimidos do antiviral tenofovir alafenamida é preparada pelo ministério.

As doações foram aprovadas após troca de correspondências entre o Itamaraty e a embaixada do Brasil em Havana. Em nota, a pasta justificou o envio: “Doações humanitárias brasileiras são realizadas em resposta a solicitação do governo de um país, após análise técnica que assegure não se afetar o abastecimento nacional no âmbito do SUS”.
O ministério citou, ainda, outros países que receberam doações humanitárias de insumos de saúde em 2023: Cabo Verde, Chile, Dominica, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Palestina, Paraguai, Sri Lanka, Suriname e Trinidad & Tobago.

“No caso de Cuba, o governo daquele país solicitou ao Brasil doação de doxiciclina e confirmou interesse em receber tenofovir alafetamina, que estava disponível para doação humanitária internacional nos estoques do SUS”, explicou o ministério.

O transporte aéreo foi realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e os medicamentos chegaram a Cuba em 28 de março.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »