AtaNews Publicidade 728x90
13/07/2023 às 10h36min - Atualizada em 13/07/2023 às 10h36min

Ciclone traz ventania e chuva para vários pontos do Brasil

Assessoria de imprensa,
Imagem/Divulgação
O ciclone que passa pelo Rio Grande do Sul desde esta quarta-feira, 12, já tem se direcionado em direção ao Oceano Atlântico nesta quinta-feira, 13, mas seus impactos serão sentidos até o fim desta semana, afirmam meteorologistas. Desde o litoral gaúcho até a costa do Rio de Janeiro, deve haver vento forte e chuva. Já a frente fria avança até parte do Centro-Oeste.

Entre a madrugada e a manhã desta quinta-feira, o vento chegou a 140 km/h no litoral sul gaúcho, segundo a Metsul. São esperadas chuvas intensas e ventos fortes capazes de gerar transtornos na região metropolitana de Porto Alegre, na região dos vales, na serra gaúcha e no litoral norte do Rio Grande do Sul, segundo a Defesa Civil do Estado.
  Em Santa Catarina, há risco de fortes ventanias e queda de granizo e neve durante a noite desta quinta-feira nas áreas mais altas do Planalto Sul. Na sexta-feira, 14 e no sábado, 15, a temperatura cai ainda mais e pode gear nos três Estados da Região Sul, de acordo com o Climatempo.

Sudeste e Centro-Oeste
Esses efeitos climáticos tendem a “subir” o País conforme o ciclone se afasta – o que diminui a intensidade dos ventos e chuvas. A Marinha emitiu, no começo da semana, alerta de ressaca no mar, ventania e ondas de até 4,5 metros no litoral de Santa Catarina a São Paulo. Agora, o alerta vale para o litoral do Rio de Janeiro também, onde as ondas devem chegar a 4 metros na noite desta quinta e manhã da sexta.
A temperatura vem caindo e as rajadas de vento aumentando em São Paulo desde quarta. A velocidade do vento deve variar entre 40km/h e 50km/h na Grande SP e no interior do Estado, segundo a Climatempo. Também deve haver pancadas de chuva.

O impacto no Rio de Janeiro, que começa um pouco depois de São Paulo, perdurará ao longo do fim de semana. “Os ventos vão acelerar a partir de quinta e a ventania pode chegar a 90 km/h nas regiões da Costa Verde, Médio Paraíba, Centro-sul Fluminense e na Região Serrana do estado”, diz a empresa de meteorologia.

Na capital, região dos Lagos e norte fluminense, são previstas rajadas de vento entre 50 e 70 km/h. “Na sexta, as rajadas de vento mais intensas ficarão concentradas no litoral desde a Costa Verde até o norte do estado, e podem variar entre 60 e 80 km/h”, afirma o Climatempo.

No Centro-Oeste, em especial no Mato Grosso do Sul, depois de dias de calor intenso, a chegada da frente fria provoca chuva, ventos mais fortes e queda na temperatura, mas não deve fazer frio intenso.

“Os ventos ganharão força e o sul do Estado ficará em alerta, com rajadas podendo alcançar os 70km/h. Além disso, há expectativa de pancadas de chuva com até forte intensidade no decorrer da noite”, diz a empresa de meteorologia.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »