AtaNews Publicidade 728x90
04/07/2023 às 13h15min - Atualizada em 04/07/2023 às 13h15min

CER Ritinha Prates dispensa 115 cadeiras de rodas para cidades da região

Barbosa, Birigui, Gabriel Monteiro, Glicério e Piacatu foram contempladas gratuitamente com os dispositivo

Assessoria de imprensa, Marcelo Teixeira

No mês de junho, o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), dispensou 115 cadeiras de rodas para cidades da região. Foram distribuídos equipamentos de diferentes modelos, entre convencionais, motorizadas e de banho.

 

Barbosa, Birigui, Gabriel Monteiro, Glicério e Piacatu receberam os dispositivos gratuitamente por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Eles fazem parte dos 40 municípios do Noroeste Paulista da área de atuação do DRS II (Departamento Regional de Saúde).

 

"O projeto de busca ativa de usuários para cadeiras de rodas visa ampliar o acesso ao dispositivo, melhoria na qualidade de vida e a inclusão desses usuários na sociedade", destaca o coordenador do setor de Fisioterapia do CER IV, Marcos Adriano Mantovan.

Para receber o dispositivo é necessário procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da casa do usuário. Realizada avaliação e constatada a necessidade do equipamento, a solicitação é enviada à Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba, que agenda uma avaliação no CER, para que o usuário receba o dispositivo adequado.

 

O CER IV Ritinha Prates vem ampliando a divulgação da parceria com as prefeituras nos seus canais de comunicação, para informar aos usuários de cadeiras de rodas que eles têm direito a receber gratuitamente os itens. "A cadeira de rodas se torna um dispositivo indispensável para aqueles que necessitam de forma permenente. Em muitos casos, mais do que um dispositivo, ele se torna 'parte do corpo' da pessoa", ressalta Mantovan.

 

CER

 

Inaugurado em 26 de agosto de 2015, o CER Ritinha Prates é um ponto de atenção ambulatorial especializada em atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território. Todo o atendimento realizado no CER é realizado de forma articulada com os outros pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde, por meio de Projeto Terapêutico Singular, cuja construção envolverá a equipe, o usuário e sua família.

 

O equipamento da AAERP é direcionado ao atendimento de pessoas com deficiências auditiva, física, visual e intelectual, de qualquer os sexos e idades encaminhadas pelos serviços de saúde da região de abrangência da DRS II.

 

O objetivo é promover o estabelecimento e cumprimento das ações voltadas à qualidade de vida desse segmento, assegurando a igualdade de oportunidades às pessoas com deficiência. A garantia deverá resultar no provimento de condições e situações capazes de conferir qualidade de vida, com a plena observância do arcabouço legal específico, como é o caso do Decreto nº 3.298/99 e a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »