AtaNews Publicidade 728x90
27/06/2023 às 10h55min - Atualizada em 27/06/2023 às 10h55min

Livraria Cultura fecha as portas em São Paulo

Empresa cumpre desocupação do imóvel no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista

Assessoria de imprensa
A loja da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo, encerrou as atividades na segunda-feira 26. Assim, termina uma história de 54 anos.

O fechamento cumpre um decreto de falência, confirmado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, emitido em maio ao derrubar a liminar requerida pela empresa para reconsiderar o processo.

Para o juiz Franco de Godoi, não há dúvida de que a inviabilidade econômica do grupo é “patente, o que impõe a manutenção da sentença ea revogação da liminar recursal”. São citadas várias dívidas da empresa em aberto e falta dos devidos registros do processo de recuperação.

O advogado Oreste Laspro, responsável pela defesa da empresa, disse ao jornal Folha de S.Paulo que o tribunal negou o efeito suspensório de falência e que, portanto, está sendo cumprida a desocupação do imóvel no Conjunto Nacional, conforme a ordem de despejo em andamento. A decisão do colegiado, indeferindo a suspensão, foi emitida na sexta-feira 23.

Despejo da Cultura era irreversível
A Livraria Cultura, cuja unidade no Conjunto Nacional era considerada um ponto turístico de São Paulo, já corria risco de despejo. A empresa tem uma dívida de R$ 20 milhões com o dono do imóvel, referentes a débitos com aluguéis vencidos, condomínio e IPTU.

A livraria enfrenta, desde o fim de 2018, um processo de recuperação judicial e funcionava graças a uma decisão judicial provisória. Desde então, o presidente da Cultura, Sérgio Herz, tentava negociar um acordo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »