AtaNews Publicidade 728x90
24/06/2023 às 09h14min - Atualizada em 24/06/2023 às 19h04min

Atletas do Time SP paralímpico registram recordes antes do Mundial de Paris

Representantes do time de elite patrocinado pelo Governo de SP conquistaram as melhores marcas no arremesso de disco e no salto triplo

SALA DA NOTÍCIA Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/atletas-do-time-sp-paralimpico-registram-recordes-antes-do-mundial-de-paris/

Beth Gomes, Samuel Oliveira Conceição, Matheus de Lima e Claudiney Batista, atletas do Time São Paulo Paralímpico, criado e patrocinado pelo Governo do Estado de São Paulo, estabeleceram novos recordes mundiais na semana passada durante o Campeonato Brasil de Atletismo e o Desafio de Atletismo CPB/CBAt.

Preparatórios para o Mundial de Paris, as competições foram sediadas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, equipamento esportivo do governo do estado. Ao todo, 612 atletas de todo o país, sendo 41 do Time São Paulo, participaram dos eventos.

Beth Gomes estabeleceu dois novos recordes mundiais, sendo um deles na prova de lançamento de disco na categoria F53 (cadeirantes), lançando o equipamento a 16,80m e superando a ucraniana Iana Lebiedieva, que em novembro de 2019 lançou 16,26m em Dubai. Também ultrapassou a marca do arremesso de peso ao lançar 7,16m (o recorde anterior era da neozelandesa Smith Cristeen, com 5,88m alcançados na Alemanha, em 1994) e também teve destaque no lançamento de dardo, com 13,59m (o recorde na categoria é da própria atleta: 13,89m).

Outro atleta a bater um recorde foi o paulista Samuel Oliveira Conceição, que atingiu a melhor marca no salto triplo, pela classe T20 (deficiência intelectual), ao saltar 13,40m, ultrapassando os 12,57m atingidos pelo argentino Omar Villamarin em 2017, em Londres.

Destaque ainda para Matheus de Lima, que marcou 11s65 nos 100m pela classe T44 (deficiência dos membros inferiores), superando a marca anterior de 11,67, obtida por ele próprio no ano passado.

Já Claudiney Batista quebrou um recorde mundial no Desafio de Atletismo, atingindo 47,37m no lançamento do disco da classe F56 durante a disputa. Segundo dados do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), essa marca pode ser configurada como recorde mundial, pois a melhor marca vigente é a de 46,68m feita pelo próprio Claudiney há cinco anos.

Raissa Machado, também integrante do TimeSP, alcançou a marca de 20,95m no lançamento de dardo. Em março deste ano, a atleta computou 23,41m durante a 1ª Fase do Circuito Paralímpico Loterias Caixas de Atletismo.

Os dois eventos esportivos foram realizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, três semanas antes da disputa do Mundial de atletismo, que acontece de 7 a 18 de julho, em Paris.

Time SP


Criado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Time São Paulo Paralímpico reúne 107 atletas de 14 modalidades e tem investimento de R$ 6 milhões do Governo do Estado.

O post Atletas do Time SP paralímpico registram recordes antes do Mundial de Paris apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »