AtaNews Publicidade 728x90
13/06/2023 às 18h09min - Atualizada em 13/06/2023 às 18h09min

Conab estima produção recorde de grãos com 315,8 milhões de toneladas

Portal do Governo
Mato Grosso registra novo recorde para a safra de soja, com produção estimada em 45,6 milhões de toneladas - (Foto: Divulgação/Mapa)
A estimativa de colheita na safra de grãos 2022/2023, anunciada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta terça-feira (13/6), aponta para novo recorde de produção no Brasil. Os produtores brasileiros deverão colher 315,8 milhões de toneladas na safra, o que representa um volume 43,2 milhões de toneladas superior ao estimado no ciclo anterior (crescimento de 15,8%).

Os dados estão no 9º Levantamento da Safra de Grãos, disponível para consulta neste link. De acordo com o documento, a área destinada para o plantio apresenta um crescimento de 4,8% em relação ao ciclo 2021/22, sendo estimada em 78,1 milhões de hectares.

"Esta estimativa marca um recorde na produção de grãos no nosso país, reafirmando o campo agrícola como um setor fundamental para o desenvolvimento brasileiro", destaca o presidente da Conab, Edegar Pretto. "Vamos manter e aprimorar o trabalho de inteligência da Conab, focado na agricultura brasileira", completou.

PRODUÇÃO DE SOJA – A soja se destaca com o maior crescimento neste ciclo. Com a colheita praticamente finalizada, chegando a 99,9% da área semeada, a estimativa é de um volume de 155,7 milhões de toneladas. O resultado supera em 24% a produção da temporada passada, ou seja, cerca de 30,2 milhões de toneladas colhidas a mais.

Mato Grosso, principal estado produtor, registra novo recorde para a safra da oleaginosa, com produção estimada em 45,6 milhões de toneladas. Bahia também é um destaque com a maior produtividade do país com 4.020 kg/ha. "Nos dois casos, o resultado é reflexo do bom pacote tecnológico e condições climáticas favoráveis neste ciclo", ressalta Fabiano Vasconcellos, gerente de Acompanhamento de Safras da Conab.

PRODUÇÃO DE MILHO – Para o milho, a projeção também é de um novo recorde com produção estimada em 125,7 milhões de toneladas, somando-se as 3 safras do cereal ao longo do ciclo, é 11,1% acima do volume produzido em 2021/22, o que representa 12,6 milhões de toneladas.

Na primeira safra do grão, a colheita está quase finalizada com uma produção de 27,1 milhões de toneladas. Já para a segunda safra, em fase inicial de colheita, estima-se uma produção de 96,3 milhões de toneladas. "As condições climáticas têm sido favoráveis para o desenvolvimento da cultura até o momento", pondera Vasconcellos.

OUTRAS CULTURAS – Outra importante cultura de 2ª safra, o algodão tem uma colheita estimada de 2,98 milhões de toneladas apenas da pluma. As lavouras apresentam um bom desenvolvimento, e predominam os estádios de formação de maçãs e maturação, com a colheita já iniciada em áreas da Bahia e Mato Grosso do Sul.

Para o arroz, a expectativa é que sejam colhidas cerca de 10 milhões de toneladas na safra 2022/23. Já para o feijão, é esperada uma produção em torno de 3 milhões de toneladas, somando-se as três safras da leguminosa.

Dentre as culturas de inverno, destaque para o trigo. A área semeada do cereal já atinge 46,9% no país, o que representa um crescimento de 9,7% na área plantada, com a cultura podendo alcançar 3,4 milhões de hectares, o que resulta em uma produção de 9,8 milhões de toneladas.

MERCADO – Neste 9º Levantamento, a Conab manteve estáveis as projeções do quadro de suprimentos da safra 2022/23 para os principais produtos analisados. Com isso, ainda se espera um volume recorde para as vendas internacionais de milho e soja no país.

Os bons volumes projetados de produção para milho e soja no Brasil permitem embarques em torno de 95,6 milhões de toneladas para a oleaginosa e 48 milhões de toneladas para o cereal.

"No entanto, ainda é preciso estar atento a alguns importantes fatores externos como a safra norte-americana, que ainda pode ser impactada por questões climáticas, bem como a demanda do mercado chinês, a possibilidade de uma recessão mundial, entre outros fatores que afetam os preços e a demanda dos produtos", analisa Allan Silveira, gerente de Estudos Econômicos, Estatísticos e Política Agrícola da Conab.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »