AtaNews Publicidade 728x90
12/06/2023 às 16h50min - Atualizada em 12/06/2023 às 16h50min

Homem é barrado no Aeroporto de Guarulhos, em SP, após tentar entrar no país com patas de gorila

Um passageiro que entrou no Brasil pelo aeroporto de Guarulhos (SP) teve sua bagagem apreendida por conter um oriundo do tráfico e crueldade a animais. Ele tentava trazer patas de gorila entre outras partes de animais.

Assessoria de imprensa
Foto: Reprodução/YouTube/Discovery Brasil

O que aconteceu?

Um homem oriundo da Nigéria chegou ao Brasil no dia 11 de maio de 2022. Ele estava em um voo da Ethiopian Ailines.

Ao passar pela inspeção realizada pela vigilância agropecuária, diversos itens proibidos foram encontrados em seu poder. Desde conchas até pedaços de animais.

Um desses pedaços eram patas de gorila secas. Ele também trazia uma cabeça de raposa seca.
Segundo o passageiro, os itens apreendidos tinham como finalidade uso em culto religioso. A equipe do Vigiagro (Vigilância Agropecuária) do aeroporto barrou a entrada por questões sanitárias.

Esse tipo de produto é considerado de risco desconhecido. Como não foi apresentada autorização de importação ou um certificado veterinário oficial que atestasse a ausência de risco sanitário, ele não teve seu ingresso autorizado.

Por que não pode?

Produtos de origem animal ou troféus de caça precisam ter uma autorização prévia para entrar no Brasil, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária.

Essa autorização precisa ser fornecida por um setor técnico competente. É ele que avaliará os riscos e concederá ou não o aval para a entrada e determinará quais serão as condições para que isso ocorra.

Flagra em vídeo

A tentativa de ingresso dos produtos no Brasil foi flagrada em vídeo, na gravação da série “Aeroporto: Área Restrita”, do Discovery Channel:


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »