AtaNews Publicidade 728x90
22/05/2023 às 17h19min - Atualizada em 22/05/2023 às 17h50min

Baby blues: Entenda transtorno emocional que a dançarina Lore Improta teve

Coordenadora do curso de Psicologia da Anhanguera explica como as sessões podem ajudar as mamães a lidarem com os conflitos que possam surgir no período de gestação

SALA DA NOTÍCIA Thainá Zelante Cordeiro

A gravidez é um momento repleto de mudanças na vida de uma mulher, tanto físicas quanto emocionais. Durante essa fase, é comum que muitas gestantes se sintam ansiosas, estressadas e até mesmo tristes, sendo essencial realizar acompanhamentos semanais com um psicólogo, garantindo com que as mamães comecem a identificar os sinais de alerta do “baby blues”, uma reação comum que as mulheres vivenciam após o parto.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, professora Luana Galleano Mello, ter o acompanhamento psicológico durante a gravidez auxilia as mulheres a desenvolverem uma rede de apoio sólida, com amigos e familiares que ajudarão durante a gestação e no pós-parto também. “As mulheres precisam se sentir confortáveis para compartilhar seus medos e inseguranças com o terapeuta e pessoas ao seu redor, o que oferecerá a ela um espaço seguro e acolhedor para que possa expressar suas emoções sem julgamento e que as acolham para além da gravidez.

Além do acompanhamento psicológico, a professora Luana também indica algumas práticas diárias que auxiliam durante esse período da gestação:

Boas refeições: Uma alimentação equilibrada pode ajudar a manter o corpo e a mente saudáveis. Certifique-se de incluir alimentos ricos em nutrientes e vitaminas essenciais para a saúde mental, como frutas, verduras, proteínas e gorduras saudáveis.

Praticar atividade física: Exercícios físicos leves e adequados para a gestação podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, além de melhorar o sono, mas antes as mulheres devem conversar com um médico sobre a atividade física mais indicada.

Dormir bem: Uma boa noite de sono é fundamental para a saúde mental e física. Procure criar um ambiente tranquilo e confortável para dormir e tente manter uma rotina de sono regular.

Praticar técnicas de relaxamento: Meditação, yoga, exercícios de respiração e outras técnicas de relaxamento podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade e promover a sensação de bem-estar.

A unidade da Faculdade Anhanguera de Porto Alegre conta uma Clínica Escola de Psicologia, preparada para oferecer atendimento psicológico para toda a sociedade, contemplando crianças, adultos e famílias que necessitam de acompanhamento. Além disso, são realizados palestras e seminários com o objetivo de trazer temas extremamente importantes sobre a saúde mental.

Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno.

A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos.

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 112 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Acesse o site e o blog para mais informações.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »