AtaNews Publicidade 728x90
17/05/2023 às 17h43min - Atualizada em 17/05/2023 às 17h43min

Segurança de hospedagem web: Protegendo seu website e seus clientes

A hospedagem web pode ser um verdadeiro mistério para quem não tem experiência técnica. Algumas pessoas procuram serviços de hospedagem que cuidam de toda a configuração para se livrar de qualquer trabalho complexo.

Imagem/Divulgação
Até mesmo algumas pessoas que entendem o básico sobre hospedagem na web deixam muita coisa importante de lado. Não é só sobre colocar um site online. Todo mundo sabe que a hospedagem de website pode impactar a velocidade do site, o ranking nos mecanismos de busca e etc. Mas existem alguns detalhes que podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua presença online. A questão da segurança faz parte disso.
 
É por isso que criamos este artigo. Aqui vamos falar sobre algumas das melhores práticas de segurança no que diz respeito à hospedagem web.

Backups regulares

Um bom serviço de hospedagem web vai fazer isso de forma automática. Backups regulares podem ser encontrados em planos de hospedagem. Entretanto, é bom verificar se um backup manual é necessário.
 
Por exemplo, se você tem backups regulares agendados de forma automática, mas uma mudança importante foi feita e o próximo backup está longe, você deve tentar fazer um backup manual. Sabemos que isso pode parecer extremo, backups automáticos provavelmente vão ser o bastante, mas esse cuidado extra pode salvar o seu site.
 
Você não precisa ser paranoico sobre isso. Se você já tem backups automáticos a cada 15 dias ou algo parecido, os backups manuais só serão necessários em caso de mudanças importantes feitas quando o próximo backup automático está longe.
 
Se você não tem backups automáticos ativados, é hora de pensar sobre a implementação dos mesmos. 
 

Atualizações de software

A atualização de software é essencial para a segurança na internet. Isso vai muito além da hospedagem do seu site. Qualquer software precisa ser mantido atualizado. Você precisa entender que muitas atualizações são feitas para corrigir falhas de segurança.
 
A boa notícia é que a atualização de software não precisa ser uma atividade chata para você. Esta ação pode ser automatizada. Basta ir ao seu serviço de hospedagem e garantir que as atualizações automáticas estão ativadas.

Verificação de malware 

Existem ferramentas que são verdadeiros cães farejadores de malwares. Um bom serviço de hospedagem já vai ter mecanismos de defesa capazes de impedir que vírus se instale no seu site. De qualquer forma, fazer a verificação de malware pode ser bastante útil.
 
Infelizmente, há vírus e programas maliciosos sendo criados todos os anos e eles estão ficando cada vez mais sofisticados. A boa notícia é que os softwares que agem contra esses programas também são bastante sofisticados.

Restrições de acesso

A restrição de acesso quer dizer basicamente colocar um login e senha nas áreas mais importantes. Mas não é qualquer login e senha, a verificação em duas etapas é o melhor caminho possível para controle de acesso.
 
Por exemplo, você teria uma senha e um código de celular para entrar em uma área restrita. Isto é, verificação em duas etapas.

Prevenção de ataque DDos

Um ataque DDos é quando muitas requisições são feitas para um servidor, fazendo com que ele fique lento e ou pare de funcionar corretamente. Felizmente, os métodos para proteção contra esse tipo de ataque são bem simples de serem implementados. A maioria dos serviços de hospedagem vai cuidar disso para qualquer dono de website.
 
É claro, seu dever é verificar se o seu serviço de hospedagem conta com uma estratégia sólida para impedir esse tipo de ataque.

Senhas fortes

Houve um tempo em que era comum usar o nome do cachorro, datas de aniversário, nome da esposa, time de coração e termos similares como senha. Hoje em dia isso já não é tão comum, até porque muitos sistemas obrigam os usuários a criarem senhas fortes.
 
De qualquer forma, você deve estar confortável com a ideia de criar uma senha forte, mesmo que isso não seja obrigatório. Senhas fortes envolvem uma combinação aleatória de letras, números e caracteres especiais.

Considerações finais

Bom, essas são algumas das melhores práticas para a segurança na hospedagem web. A verdade é que com um bom serviço de hospedagem, muitas das práticas que mencionamos já são estabelecidas por default e automatizadas.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »