AtaNews Publicidade 728x90
11/05/2023 às 14h53min - Atualizada em 11/05/2023 às 17h21min

Dia do enfermeiro:Santa Casa de Araçatuba realiza evento em homenagem aos 993 profissionais

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Santa Casa de Araçatuba

Ao falar na manhã desta quinta-feira no evento sobre o Dia do Enfermeiro e Dia Internacional da Enfermagem, que serão comemorados amanhã (12/5), o provedor, Petrônio Pereira Lima, destacou a importância das equipes de enfermagem nos mais de 310.570  mil procedimentos médico-hospitalares que a Santa Casa de Araçatuba realizou em 2022.

Em torno de 70% dessas atividades passaram pelas mãos dos profissionais de enfermagem.” “ Num hospital de alta complexidade quanto a Santa Casa de Araçatuba, a importância da atuação dos profissionais de enfermagem  é primordial e indispensável”, definiu  o provedor, durante o evento.

Com 993 profissionais dentre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, o hospital  tem  nesses profissionais uma força de trabalho presente em todas as frentes de atendimento e assistência aos pacientes e   na gestão de serviços de apoio como lavanderia, higienização , laboratórios, agência transfusional, núcleo de segurança, educação continuada, medicina do trabalho, vigilância epidemiológica, controle de infecção hospitalar, núcleo de internação e regulação e direção técnica.

A quantidade de profissionais de enfermagem representa aproximadamente  60%  do total de  1.700 colaboradores que atuam nas diversas áreas do  hospital. “Mesmo com dificuldades, a instituição  procura suprir da melhor forma  possível as necessidades de mão de obra, mas entendo que na questão da enfermagem o quadro precisa ser ampliado para possibilitar mais condições de segurança na atuação”, define o administrador  Luiz Otávio Barbosa Vianna.

Vianna, que  é enfermeiro por formação e atuação por vários anos e que após especialização passou a atuar como administrador hospitalar, explica que o trabalho da enfermagem é essencial para o paciente e contribui  para o aperfeiçoamento da instituição, “ pois eles  estão ao lado do paciente 24 horas e sabem quais são suas necessidades  e o que é necessário para atendê-las”.

O administrador também  destaca  que um hospital de alta complexidade, como a Santa Casa de Araçatuba, que atende 26 especialidades médicas e alguns serviços específicos,  como por exemplo o Hospital do Rim e o Serviço de Oncologia, possibilita  a especialização dos profissionais de enfermagem.

A exemplo da Medicina, a especialização se torna cada vez mais frequente dentre os enfermeiros. Através de cursos e títulos, esses profissionais  se qualificam para atuar para aturar em áreas especificas, como por exemplo, enfermagem em obstetrícia, oncologia,  UTI e  urgência e emergência. “ Essa qualificação contribui para a instituição atuar de forma cada vez mais adequada”, explica o administrador.

Evento

O evento realizado em comemoração ao Dia do Enfermeiro e Dia Internacional da Enfermagem reuniu  os profissionais no anfiteatro da Santa Casa de Araçatuba. Na oportunidade foi prestada homenagem à enfermeira Cleide Fernandes Dias, responsável técnica do setor de enfermagem  e que atua há 32 anos na Santa Casa de Araçatuba.

Os profissionais também assistiram palestra sobre empatia, ministrada pela enfermeira Hélis Regina de Souza Oliveira.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »