AtaNews Publicidade 728x90
03/05/2023 às 17h12min - Atualizada em 03/05/2023 às 17h47min

Quais os benefícios da corrida para quem tem mais de 40 anos?

Nunca é tarde para se exercitar!

SALA DA NOTÍCIA Joaquim Silva
Freepik.
 

Nunca é tarde para começar a se exercitar. A prática de exercícios físicos de forma regular promove benefícios significativos para o corpo e mente. Além do fortalecimento do sistema imunológico, a atividade física também pode diminuir a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea.

 

Sem contar nos outros benefícios, como o controle da glicemia, da diabetes, de peso e impactos significativos para a janela do sono, para o bem-estar físico e mental. 

 

E o melhor de tudo é que independentemente da idade ou nível de condicionamento físico, você pode começar a correr hoje mesmo, na esteira ou ao ar livre.

 

É muito comum, porém, que pessoas com a idade mais avançada ou que tenham atingido a marca dos 30 e 40 anos se sintam desmotivadas a começar uma atividade física do zero. 

 

Pensando nisso, preparamos este artigo com os benefícios de começar a correr depois dos 40 anos. Também vamos mostrar o que pode acontecer com o seu corpo quando você começa a correr todos os dias. Acompanhe!

Pode correr depois dos 40 anos?

Antes de tudo, é importante destacar que não existe idade para começar a correr. Ou seja: se você tem 40 anos, passou dos 40 e quer começar a correr na rua ou na esteira, pode iniciar hoje mesmo!

Como começar a correr depois dos 40: dicas essenciais

Mas claro que, como em qualquer atividade física, existem alguns cuidados que se deve tomar antes de iniciar essa prática. É importante consultar um médico de confiança para garantir que sua saúde está em dia, e que não tem qualquer impedimento para a prática de atividades físicas.

 

Outra dica ideal é começar com uma rotina de treino leve. Faça uma primeira corrida de poucos minutos e vá aumentando progressivamente, conforme sua condição e resistência física. Assim, você evita qualquer tipo de lesão e outros problemas que podem estar relacionados com a corrida.

 

Seguindo essas dicas, vai ser fácil desfrutar dos benefícios da corrida mesmo depois dos 40 anos.

 

E se você estiver se perguntando se é realmente possível, existem vários estudos científicos que mostram os benefícios da atividade física para pessoas acima dos 40 anos. Como a pesquisa "Exercise and aging: can you walk away from Father Time?", da Harvard Health Publishing, publicado em 2014. 

 

O material, Ele tem a intenção de trazer à discussão sobre os efeitos do exercício físico no processo de envelhecimento. Além de sugerir estratégias que promovem melhorias quanto à saúde e a qualidade de vida em adultos mais velhos.

O que acontece com o corpo quando começa a correr todos os dias?

O exercício físico, especialmente a corrida, quando feita regularmente, promove benefícios e adaptações pelo corpo humano. Porém, o aumento progressivo do tempo de corrida só é possível quando se corre com frequência. 

 

Essa frequência, por sua vez, provoca mudanças no corpo. As mais comuns são: 

Capacidade cardiovascular

A corrida ajuda no fortalecimento do coração e pulmões, o que, por sua vez, melhora a capacidade de transporte de oxigênio pelo corpo. Dessa forma, mantendo certa frequência de exercício, é possível que a frequência cardíaca em repouso diminua, promovendo o aumento da capacidade realização de esforços físicos. 

Resistência muscular

Além de promover benefícios para o coração, a corrida impacta os músculos das pernas, glúteos e abdômen. Sendo assim, a prática diária desse exercício faz com que esses músculos sejam fortalecidos e adaptados para estar sempre melhorando o desempenho na corrida e reduzir o risco de lesões.

Metabolismo

Correr com frequência diária também faz com que o corpo queime mais calorias. Isso porque a corrida aumenta o metabolismo basal, o que ajuda na perda e na manutenção de peso.

Humor

Um dos benefícios mais conhecidos da prática de atividades físicas com regularidade é a liberação de endorfina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar e prazer. Assim, é possível ter os sintomas do estresse reduzidos, além de ser um ótimo aliado no combate à depressão e ansiedade. 

 

Porém, apesar de todos os benefícios que a corrida promove para o corpo quando se passa dos 40 anos, é válido lembrar que a prática desse exercício pode ser um desafio para o corpo e deve ser feito de forma gradual e cautelosa. 

 

Ninguém merece sofrer com lesões ou a sobrecarga muscular, por isso, a principal recomendação é procurar um profissional de educação física para orientá-lo, além de um médico que deve avaliar suas condições antes de iniciar o exercício.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »