AtaNews Publicidade 728x90
11/04/2023 às 18h07min - Atualizada em 11/04/2023 às 18h07min

Profissionais da Saúde Municipal participam de capacitação em Terapia Comunitária Integrativa

Assessoria de Imprensa
Na próxima quinta-feira (13), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba dão início ao Curso de Capacitação em Terapia Comunitária Integrativa (TCI). Haverá, nesse dia, uma palestra de abertura ministrada pelo psiquiatra Adalberto de Paula Barreto.

O curso ocorre em parceria com o Pólo Formador de Terapeutas Comunitários Integrativos – NAC (Núcleo de Aprimoramento e Cuidado) e com o UniSalesiano Araçatuba. O objetivo é de promover a qualificação dos trabalhadores da Saúde para atuarem como terapeutas comunitários nos sistemas de promoção, proteção, prevenção e detecção precoce dos principais riscos e agravos, bem como na reabilitação e inclusão social do indivíduo, família e comunidade.

A Terapia Comunitária Integrativa é uma oportunidade de acolhimento e escuta coletiva das inquietações cotidianas das pessoas envolvidas por meio de uma roda de conversa durante a qual procura-se o compartilhamento de possíveis soluções para os problemas apresentados. O curso será composto de 11 módulos presenciais a serem realizados em Araçatuba.

PALESTRA INAUGURAL
A palestra “A arte de cuidar: a carência gerando competência” será ministrada pelo psiquiatra e professor Adalberto de Paula Barreto. O encontro ocorrerá das 8h até 11h, no UniSalesiano Araçatuba, e é voltado ao público inscrito no curso.

Adalberto de Paula Barreto é um psiquiatra e professor brasileiro. Criou a terapia comunitária integrativa, uma metodologia de abordagem comunitária. Graduado em Medicina e lecionou na Universidade Federal do Ceará (1976), também cursou Filosofia na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (1982) e Teologia na Universidade Católica de Lyon (1983). É Doutor em Psiquiatria e Antropologia pelas Universidades Rene Descartes (1982) e de Lyon (1985), respectivamente.

Desenvolveu uma metodologia terapêutica baseada em encontros entre membros da comunidade para o compartilhamento de experiências da própria vida entre si, sejam dificuldades ou estratégias de superação. O primeiro grupo foi implementado por Adalberto em 1987 no bairro Pirambu, na periferia de Fortaleza. Uma de suas bases é a construção de vínculos e relações de solidariedade entre os participantes para o apoio mútuo a partir das competências locais.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »