AtaNews Publicidade 728x90
11/04/2023 às 07h14min - Atualizada em 11/04/2023 às 07h14min

Araçatuba inicia vacinação da gripe em grupos prioritários

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Prefeitura de Araçatuba
Araçatuba iniciou nesta segunda-feira (10) a Campanha contra Influenza (Gripe), que é extremamente importante para prevenir a doença e suas complicações. A gripe é uma infecção viral altamente contagiosa que afeta as vias respiratórias, causando febre, tosse, dores musculares, fadiga e outros sintomas desagradáveis. Apesar do processo de recuperação ser rápido, em alguns casos, a doença pode levar a complicações graves, como pneumonia, hospitalização e até mesmo morte.

A vacinação contra a influenza é segura e altamente eficaz, reduzindo significativamente as chances de contrair a doença e seus sintomas. A vacina ajuda o sistema imunológico a produzir anticorpos contra os vírus da gripe, que podem mudar de ano para ano, e, portanto, o imunizante deve ser tomado anualmente.

Segundo a diretora da vigilância epidemiológica, Priscila Cestaro, é muito importante que os grupos prioritários mantenham a carteira de vacinação atualizada. “Estamos acompanhando o aumento de pessoas procurando atendimento nas UBSs e Pronto Socorro com sintomas gripais. A vacinação é importante e previne contra o vírus e manifestações graves da doença. As crianças, idosos, grávidas e pessoas com doenças crônicas são consideradas grupos de risco e, portanto, devem receber o imunizante todos os anos”.

Com a chegada do outono e inverno as doenças respiratórias são mais habituais e frequentes. É importante ressaltar que a vacina contra a gripe não causa a doença e que seus benefícios superam em muito os possíveis efeitos colaterais, que são geralmente leves e temporários. Ao receber a vacina, você se protege e ajuda a proteger aqueles que são mais vulneráveis.

SINTOMAS

Os sintomas da gripe geralmente começam de repente e em alguns casos podem incluir febre alta, calafrios, tosse, dor de garganta, coriza, dores musculares e fadiga. Em crianças, a gripe também pode causar náusea, vômito e diarreia. Os sintomas podem variar de leves a graves e podem durar dias ou até mesmo semanas.

LOCAL DE VACINAÇÃO

A vacina contra Influenza está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, sendo nas UBSs da zona urbana das 7h às 19h e nas UBSs Umuarama I e Pedro Perri – 7h às 22h.
É obrigatória a apresentação de documento oficial e carteira de vacinação para quem for tomar a vacina. O profissional da saúde deve levar carteirinha do conselho de classe ou comprovante de que atua na saúde.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

Crianças de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, indivíduos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas portadoras de deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »