AtaNews Publicidade 728x90
31/03/2023 às 20h05min - Atualizada em 31/03/2023 às 20h05min

Pronto Socorro e UBSs têm aumento expressivo no atendimento de doenças respiratórias

Assessoria de Imprensa
Pronto Socorro Municipal de Araçatuba (Foto: Divulgação/Prefeitura de Araçatuba)
A Secretaria Municipal da Saúde de Araçatuba informa que, após análise do fluxo de atendimentos realizados no Pronto Socorro Municipal (PSM) e nas unidades básicas de saúde (UBS) nos últimos dias, foi comprovado aumento expressivo de casos de pacientes que apresentam doenças respiratórias em diversos graus, além de pessoas acometidas por dengue, ocasionando, dessa forma, uma alta demanda de atendimentos.

Segundo a Organização Social Instituto Multi Gestão, responsável pelo gerenciamento dos serviços das unidades Pronto Socorro Municipal “Aida Vanzo Dolce”, da Central de Regulação Médica e do Transporte de Urgências e Emergência/SAMU, em balanço de fevereiro para março foi apontado um aumento de 30% nos atendimentos de pessoas com quadro de sintomatologia respiratória. Foram 1.491 em janeiro, 3.317 em fevereiro e 3.181 em março, dados captados até o dia 29. No comparado do início do ano para março, o aumento vai a 213%.

Considerados todos os atendimentos realizados no PSM nos mesmos meses, de todas as naturezas, houve um aumento de 40% entre janeiro e março: foram 15.525 em janeiro, 18.230 em fevereiro e 21.525 em março.

Dados sobre as UBSs de Araçatuba, fornecidos pela gestora Associação Mahatma Gandhi, também acusam aumento da demanda em fevereiro e março, cujos atendimentos de cada mês ultrapassam o triplo dos de janeiro.

A quantidade de crianças de 0 a 12 anos atendidas nas UBS com problemas relacionadas a sintomas respiratórios foram de 257 em janeiro, 891 em fevereiro e 856 em março, que correpondem respectivamente, a 247% e 233% a mais que o primeiro mês do ano. Já de adultos de 18 a 60 anos, o atendimento apresentou queda, com valores comparativos de -5% e -30 %, tendo sido 1.126 em janeiro, 1.072 em fevereiro e 790 em março.

Em virtude desse aumento a Prefeitura de Araçatuba orienta que estes pacientes caso tenham sintomas leves procure atendimento nas Unidades Básicas de Saúde do município. O horário de funcionamento dessas unidades é das 7h às 19h (zona urbana), das 8h às 15h (zona rural) e das 7h às 22h nas UBS Planalto, Umuarama I e Pedro Perri.

Reforçamos que o Pronto Socorro Municipal é uma unidade de atendimento de urgência e emergência, e deve ser procurado nesses casos específicos, evitando assim a alta procura, o que pode ocasionar atraso nos atendimento.

O pediatra Anderson Dutra incentiva a procura pela Assistência Básica quando a criança apresentar sintomas respiratórios e pioras, como método de prevenção e de tratamento em fase inicial. “Procure o posto de saúde mais próximo (UBS) da sua casa e passem pelo atendimento médico. Hoje o posto de saúde tem condição de avaliar esse paciente e dar o primeiro atendimento. Se o caso precisar de um outro nivel, o médico da rede básica também tem como oferecer esse atendimento adequadamente”.

A recomendação é para que as pessoas se cuidem, higienizem as mãos com frequência, evitem ambientes fechados e contato com pessoas que apresentam sintomas gripais. “Evitar circular com essas crianças em supermercados, shoppings, etc, de maneira desnecessária. Ao chegar da escola, tomar um banho, lavar o seu nariz, e quando estiver com sintomas respiratórios, não comparecer à escola, deixar seu filho em casa, protegido e medicado, e não expor os coleguinhas a uma possível contaminação”, completa Dr. Anderson.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »