AtaNews Publicidade 728x90
30/03/2023 às 12h06min - Atualizada em 30/03/2023 às 12h06min

Valparaíso suspende aulas em oito escolas após surto de doença

Segundo a Secretária de Saúde, Paula Siriani Francisco Terçariol, 39 casos da doença foram confirmados. Unidades passam por desinfecção para alunos retornarem às atividades.

Assessoria de imprensa
Oito escolas de Valparaíso (SP) decidiram suspender temporariamente as atividades após 39 casos da doença mão-pé-boca serem confirmados.

A síndrome é comum na infância e costuma aparecer antes dos cinco anos. O nome se deve ao fato de que as lesões aparecem mais nas mãos, pés e boca.

Segundo a Secretária de Saúde de Valparaíso, Paula Siriani Francisco Terçariol, as escolas ficarão fechadas até sexta-feira (31). Um trabalho de desinfecção é realizado para que os alunos voltem às aulas.

“Com o atual cenário, decidimos fechar todas as creches municipais e duas escolas do Ensino Fundamental. Haverá uma reunião entre as secretarias para ser avaliado todo o cenário epidemiológico. Posteriormente vamos ter uma nova conduta frente a tudo que está acontecendo."

Caso a criança apresente sinais e sintomas, os pais ou responsáveis devem procurar o Centro de Especialidades Odontológica, das 7h às 17h. A Santa Casa de Valparaíso também faz atendimentos após as 17h.

Doença
De acordo com a pediatra Luciana Botelho, a síndrome mão-pé-boca é uma doença viral, com proliferação maior durante o verão e épocas de chuva. A transmissão é por contato e gotículas. Ou seja, a proliferação é maior dentro das escolas, já que os alunos costumam compartilhar objetos.

“É interessante essas crianças que estão contaminadas ficarem dentro de casa e não terem contato com outras para não proliferar o vírus. A higiene nas escolas também é essencial”, diz a pediatra.

Segundo Luciana, os sintomas são febre e lesões na palma da mão, planta do pé e em volta e dentro da boca.
“São bolinhas pequenas que aparecem, mas elas não causam coceiras. Depois podem estourar e ficar algumas feridas. Geralmente o tratamento é mais sintomático. É uma doença autolimitada, que melhora com o passar do tempo. Não tem medicação específica, só tratando os sintomas”, 





Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »