AtaNews Publicidade 728x90
28/03/2023 às 17h34min - Atualizada em 28/03/2023 às 21h39min

Úlceras gástricas: O que são, causas e qual tratamento

Úlceras gástricas

SALA DA NOTÍCIA Joao Paulo Santos Ribeiro
tuasaude.com.br
tuasaude.com.br

As úlceras gástricas são uma condição médica comum que afeta muitas pessoas em todo o mundo.
Elas são lesões que se desenvolvem no revestimento do estômago e podem causar dor abdominal, náusea, vômito, perda de peso e outras complicações.
Neste artigo, vamos discutir as causas, sintomas e tratamentos para as úlceras gástricas.

Causas

As úlceras gástricas são geralmente causadas por uma infecção pela bactéria Helicobacter pylori.
Essa bactéria pode se alojar no estômago e no intestino delgado e danificar o revestimento do estômago.
Outras causas comuns de úlceras gástricas incluem o uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) por longos períodos, tabagismo e consumo excessivo de álcool.

Além disso, o estresse pode desempenhar um papel no desenvolvimento de úlceras gástricas, embora a relação entre o estresse e as úlceras não seja totalmente compreendida.
Acredita-se que o estresse possa aumentar a produção de ácido no estômago, o que pode piorar os sintomas de úlceras existentes.

Sintomas

Os sintomas das úlceras gástricas podem variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns incluem:

  • or abdominal
  • náusea
  • vômito
  • indigestão
  • perda de peso

A dor abdominal geralmente é descrita como uma sensação de queimação ou dor na região do estômago, que pode piorar após as refeições ou durante a noite.

Alguns pacientes podem ter outros sintomas, como inchaço abdominal, perda de apetite e sensação de plenitude após as refeições.
Em casos graves, as úlceras gástricas podem causar sangramento no estômago, o que pode levar a anemia, fezes com sangue ou vômito com sangue.
Nunca tome nenhum medicamento antes de procurar o seu médico. 
Muitas mulheres pesquisam na internet por: ' misoprostol preço é onde comprar', porem essa é uma maneira errada de resolver problemas. 

Diagnóstico

O diagnóstico de úlceras gástricas começa com uma avaliação cuidadosa dos sintomas do paciente e histórico médico.
O médico pode solicitar exames para determinar se uma infecção por H. pylori está presente, como um teste respiratório com ureia ou uma análise de sangue para detectar anticorpos contra a bactéria.

Outros testes que podem ajudar no diagnóstico de úlceras gástricas incluem endoscopia, radiografia e tomografia computadorizada (TC).
A endoscopia é um exame em que um tubo flexível com uma câmera é inserido pela boca do paciente e passa pelo esôfago até o estômago para visualizar a mucosa gástrica.
Durante o procedimento, o médico pode coletar amostras de tecido para análise laboratorial. A radiografia e a TC podem ser usadas para detectar úlceras maiores ou complicações, como perfuração ou obstrução intestinal.

Tratamento

O tratamento para úlceras gástricas pode incluir mudanças no estilo de vida, medicamentos e, em alguns casos, cirurgia. As opções de tratamento mais comuns incluem:

  1. Antibióticos: Se a úlcera gástrica for causada por uma infecção por H. pylori, o tratamento com antibióticos pode ser necessário. Geralmente, uma combinação de dois ou três antibióticos é prescrita, juntamente com um inibidor da bomba de prótons (IBP) ou um bloqueador de receptor de histamina (BRH) para reduzir a produção de ácido no estômago.

  2. Inibidores da bomba de prótons (IBPs): Os IBPs são medicamentos que reduzem a produção de ácido no estômago. Eles são frequentemente usados para tratar úlceras gástricas, independentemente da causa. Os exemplos incluem omeprazol, pantoprazol e lansoprazol.

  3. Bloqueadores de receptor de histamina (BRHs): Os BRHs são outra classe de medicamentos que reduzem a produção de ácido no estômago. Eles são frequentemente usados em combinação com os IBPs para tratar úlceras gástricas. Exemplos incluem ranitidina e famotidina.

  4. Antiácidos: Os antiácidos são medicamentos que ajudam a neutralizar o ácido no estômago e aliviar a dor associada às úlceras gástricas. Eles podem ser comprados sem receita médica e são frequentemente usados em combinação com outros medicamentos.

  5. Mudanças no estilo de vida: Alguns pacientes podem precisar fazer mudanças no estilo de vida para ajudar a controlar as úlceras gástricas. Isso pode incluir evitar alimentos picantes ou ácidos, evitar álcool e cigarros, reduzir o estresse e perder peso, se necessário.

  6. Cirurgia: Em casos raros, a cirurgia pode ser necessária para tratar úlceras gástricas que não respondem ao tratamento com medicamentos. As opções cirúrgicas incluem a remoção da úlcera ou a reconstrução do estômago.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »