AtaNews Publicidade 728x90
28/03/2023 às 10h42min - Atualizada em 28/03/2023 às 10h42min

Lobo-guará que foi adotado após ser confundido com cachorro é levado para zoológico de Santa Catarina

Ele vive desde o fim do ano passado no Bioparque Zoo Pomerode

Assessoria de imprensa
Bioparque Zoo Pomerode / Divulgação
Depois de ser confundido com um filhote de cachorro e adotado em Minas Gerais, um lobo-guará finalmente foi identificado e levado no fim de 2022 ao Bioparque Zoo Pomerode, em Santa Catarina, onde vive em um espaço adequado para a sua espécie.

De acordo com a assessoria de imprensa do Zoo Pomerode, o animal foi visto vagando sozinho pelas ruas do município de Monte Santo de Minas, em Minas Gerais. A pessoa que o encontrou encantou-se com o olhar e as orelhas bem atentas do bicho, e achou que fosse um filhotinho de cachorro. Após quatro meses de convivência, algumas características se exacerbaram, provocando surpresa.

Bioparque Zoo Pomerode / Divulgação

 O animal teve uma mudança física na cor da pelagem, alongamento das pernas e orelhas, que são predominantes nos lobos-guarás - conta o analista ambiental Cássio de Sousa Borges, que atua no Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão de Minas Gerais.

O tutor precisou entregar o lobo-guará aos órgãos ambientais, já que se trata de um animal silvestre e ameaçado de extinção. Em dezembro, ele foi levado ao Zoo Pomerode, referência nacional no acolhimento a espécies nesta condição. Ele passou por quarentena, realizando exames para avaliar sua saúde.

O animal vive agora em um habitat externo, com árvores frutíferas, arbustos, toca, lago, entre outros elementos da natureza. Alimenta-se com frutas, verduras e mistura de carnes. Também convive com uma lobo-guará fêmea, que o ensina a desenvolver seus instintos. 

Por ele não ter convivido com a mãe, nunca aprendeu a buscar alimento, abrigo e a se defender. Não conseguiria sobreviver sozinho, pois se tornaria uma presa fácil ou não encontraria a própria comida — conta a bióloga do Zoo Pomerode, Jenifer Kroth. 

De acordo com a avaliação do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é considerado um animal que vive em situação vulnerável para extinção.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »