AtaNews Publicidade 728x90
16/03/2023 às 16h33min - Atualizada em 16/03/2023 às 17h16min

Dia Nacional de Atenção à Disfagia: mal atinge pessoas de todas as idades, em especial os idosos

A data foi instituída com a intenção de conscientizar a população para o diagnóstico precoce, possibilitando o tratamento adequado

SALA DA NOTÍCIA Digital Fisher Comunicação e Marketing
Adriana Leite é fonoaudióloga - Foto: Digital Fisher MED
A disfagia é o nome dado para a dificuldade de engolir os alimentos, líquidos, saliva e/ou secreção, de uma forma segura, eficaz e confortável.  Essa dificuldade deve ser entendida como um distúrbio de deglutição, esse distúrbio pode gerar prejuízos emocionais, de convívio social, desnutrição, desidratação, infecções pulmonares e, em casos mais graves, o óbito. 

“A disfagia pode aparecer em qualquer faixa etária, principalmente em idosos, pessoas acometidas por doenças neurológicas, como AVC, Doença de Parkinson, Alzheimer, Paralisia Cerebral, Esclerose múltipla, doenças neuromusculares, câncer de cabeça e pescoço, refluxo gastroesofágico, próteses orais mal adaptadas, períodos prolongados de intubação e sequelas da Covid 19”, orienta a fonoaudióloga Adriana Leite

SINTOMAS - Os sinais mais frequentes para quem apresenta disfagia são: acúmulo de saliva na boca, sensação de alimento parado na garganta, tempo prolongado das refeições, pigarro e/ou tosse durante a alimentação e dor ao deglutir.   Caso você, algum familiar ou algum conhecido apresentar alguns desses sinais, é importante passar por uma avaliação fonoaudiológica para diagnosticar e tratar corretamente. 

Dia 20 de março comemoramos o “Dia Nacional de Atenção à Disfagia”. A data foi instituída com a intenção de conscientizar a população para o diagnóstico precoce, possibilitando o tratamento adequado.
 
Adriana Leite é fonoaudióloga do Serviço de Geriatria e Reabilitação (SERGERE) – Recife/PE 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »