AtaNews Publicidade 728x90
10/03/2023 às 16h01min - Atualizada em 10/03/2023 às 16h01min

Campanha Março Lilás reforça conscientização sobre câncer de colo uterino

Prevenção envolve exames, vacina e uso de preservativos.

TJSP
Foto: Divulgação/TJSP
O terceiro mês do ano é dedicado à conscientização sobre um mal que atinge milhares de mulheres no Brasil e no mundo, mas que pode ser evitado na maioria dos casos: trata-se do câncer de colo uterino. A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do TJSP, por meio de sua Diretoria de Saúde, promove a campanha Março Lilás, trazendo uma série de cuidados e recomendações sobre a doença, além de ações efetivas de prevenção, incluindo consultas ginecológicas para servidoras e magistradas no ambulatório do Fórum Hely Lopes Meirelles, na Capital.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram registrados 17 mil novos casos câncer de colo uterino no Brasil em 2022, sendo esse o terceiro tipo de tumor que mais atinge a população feminina, atrás apenas do câncer de mama e câncer colorretal. A diminuição desse índice pode estar diretamente ligada a medidas assertivas de prevenção.

O HPV é um dos fatores de risco da doença, e sua vacina é considerada a principal forma de prevenir o câncer de colo uterino, podendo evitar até 70% dos casos. O público-alvo da vacinação é formado por meninas de 9 a 14 anos, além de meninos de 11 a 14 anos. Outra medida eficaz de prevenção de HPV é o uso de preservativos, diminuindo o contágio pela via sexual.
 
Consultas e exames
O acompanhamento periódico com especialistas é outro aliado na luta contra o câncer de colo uterino. No TJSP, servidoras e magistradas têm acesso a consultas ginecológicas gratuitas no ambulatório do Fórum Hely Lopes Meirelles. O agendamento acontece pelo telefone (11) 3489-6749.

Entre todos os exames, o mais importante é o Papanicolau, que é eficaz para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico precoce da doença, reduzindo sua ocorrência e mortalidade. O teste é realizado de forma gratuita pelo SUS, e as servidoras do TJSP que contribuem com o IAMSPE também podem fazer a coleta no ambulatório do Fórum Hely Lopes Meirelles, às sextas-feiras, no período da manhã e tarde, mediante agendamento prévio pelo telefone (11) 3489-6749.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »