AtaNews Publicidade 728x90
14/06/2018 às 10h54min - Atualizada em 14/06/2018 às 10h54min

Troféu Odette Costa retorna à Câmara em sua 15ª edição

Assessoria de Imprensa
A noite de terça-feira (13) foi festiva com a sessão solene da Câmara Municipal de Araçatuba, onde foi realizada a 15ª edição do Troféu Odette Costa, que premia artistas locais e as atividades culturais que se destacaram no ano de 2017.

Com a mesa de honra formada pela vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor; o presidente da Câmara Municipal, Rivael Papinha; a secretária municipal de Cultura (SMC) e de Turismo (SMT), Tieza Lemos Marques; e o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Caique Teruel, a entrega de troféus foi assistida por familiares, fãs e amigos dos contemplados, empresários, produtores e equipes de trabalho, além de vereadores, secretários municipais e servidores públicos da SMC. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e está disponível no site de vídeos Youtube.

Os contemplados da edição 2018 do Troféu Odette Costa, entre artistas e atividades culturais, foram, nas seguintes categorias:

Teatro: Festara – Festival de Teatro de Araçatuba, recebido por Giulia Sorpilli, presidente da Associata (Associação dos Artistas Teatrais da Região e Araçatuba) e representando o Festara;

Artes Populares: Espetáculo “Tributo à Moda Caipira”, das autoras e intérpretes Cidinha Baracat e Duxtei Vinhas Ítavo, que apresentaram poesias especialmente para o evento;

Áudio Visual: Davi Makuin

Dança: Academia Novos Actos, representada pelas proprietárias Carol e Flávia Moreira;

Divulgação da Vida Cultural: Caderno “Vida”, da Folha da Região, representado pelo diretor comercial José Henrique Lemos Cenci;

Entidade Difusora / Promotora de Cultura: O Quintal Cultural, pelo gerente cultural Charles Ferlete;

Literatura: Regina Ruth Rincon Caires, represntada pela também escritora Rita Lavoyer

Memória: Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pela digitalização dos arquivos dos cemitérios públicos da cidade, representado pelo presidente da Estaca de Araçatuba, Fabio Giacomelli;

Mídias Livres: Mariah Bernardes, pelo canal Blog da Mariah

Música: Bruno Carvalho

Prêmio Especial: Fernando Fado (Poiesis), produtor cultural;

Homenagem Póstuma: Wagner Terra, entregue à esposa, Neusa Terra;

Artes Visuais: Renata Cruz, que declinou do recebimento do prêmio.

Edna Flor fez uma homenagem extra à mãe do artista Bruno Carvalho, Maria Palmira Torresan, que é também empresária do músico, entregando-lhe flores. A vice-prefeita justificou o ato como reverência estendida a todas as mães e mulheres, “que são artistas, companheiras, apoiadoras, autoras e atrizes também de seus próprios palcos e estradas”.

O Troféu Cultural Odette Costa foi instituído em outubro de 1996, pela Lei Municipal 4905, para ser entregue aos contemplados no mês de maio, mas, por problemas de agenda, a solenidade acabou sendo transferida para o dia 12 de junho e, neste ano, voltou a ocorrer na Câmara Municipal. A escolha dos nomes é feita pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) de Araçatuba.

Uma pesquisa realizada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), na mídia impressa e virtual, complementada pelo CMPC, identificou os artistas locais e as atividades culturais que se destacaram, desde a entrega do troféu em 2017 até o mês de abril deste ano. A lista completa, por categoria, foi votada pelos conselheiros na reunião ordinária do Conselho.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »