AtaNews Publicidade 728x90
04/03/2023 às 14h07min - Atualizada em 04/03/2023 às 14h07min

Coreme inicia atividades da 7ª turma da Residência Médica

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Santa Casa de Araçatuba
Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (1/3), a Comissão de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba realizou aula inaugural para sétima turma do Programa de Residência Médica (PRM).

A nova turma é composta por 23 médicos aprovados no processo seletivo realizado no final do ano passado. A maioria dos novos residentes veio das várias regiões do Estado de São Paulo. Mas, também têm médicos que vieram de regiões distantes de Araçatuba, como os estados de Rondônia, Goiás e Paraná.Clínica Médica é a especialidade com maior quantidade de participantes: 6 no total, seguida de Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria, ambas com 4 residentes; Cirurgia Geral (3), Ortopedia e Radiologia, com 2 e Medicina Intensiva Pediátrica, 1.

As atividades foram iniciadas já nesse primeiro dia. O conteúdo predominante são as atividades de atendimentos supervisionados por preceptores em todos os setores que prestam assistência aos pacientes acolhidos pela Santa Casa de Araçatuba. Os residentes atuam de acordo com as especialidades escolhidas.

No total são 60 horas de atividades, sendo 90% de parte prática e 10% de teórica. Os participantes do PRM são remunerados por bolsa de R$ R$ 4.106,09 que é paga pelo Ministério da Saúde para maioria dos residentes.

Ao falar sobre a sétima turma, o coordenador da Coreme Rafael Saad disse que os novos residentes representam “a consolidação da estrutura de ensino da Santa Casa de Araçatuba”.  Saad comparou o início das atividades do PRM, “quando tínhamos um projeto piloto e hoje com 77 especialistas formados, contamos inclusive com preceptores que participaram das primeiras turmas de capacitação”.

Para o coordenador da Coreme os avanços do Programa de Residência Médica e a presença de 100 acadêmicos do curso de Medicina do UniSalesiano que realizam Internato Médico, no hospital, “consolidam a estrutura necessária para a Santa Casa de Araçatuba receber a certificação de Hospital de Ensino”.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »