AtaNews Publicidade 728x90
01/03/2023 às 22h15min - Atualizada em 02/03/2023 às 00h00min

Dia Mundial da Obesidade (04/03): a obesidade é questão de saúde pública

A previsão é de que 30% da população brasileira será obesa em 2030

SALA DA NOTÍCIA Digital Fisher Comunicação e Marketing
Artigo: médico Rafael Coelho analisa a questão da obesidade no Brasil
O Dia Mundial da Obesidade é lembrado anualmente em 4 de março. Este data foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e tratamento da obesidade.

A obesidade é uma condição identificada pelo excesso de gordura no corpo, que pode levar a uma série de problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas, hipertensão arterial, entre outras.

A obesidade é um problema crescente no Brasil e em todo o mundo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2019, cerca de 20,3% dos adultos brasileiros eram obesos e 55,4% estavam com excesso de peso. Além disso, cerca de 18,9% das crianças entre 5 e 9 anos de idade e 24,5% das crianças entre 10 e 19 anos estavam com excesso de peso em 2019.

Esses números são preocupantes, já que a obesidade pode levar a várias doenças crônicas, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares e câncer, além de ter um impacto negativo na qualidade de vida das pessoas. É importante que o governo, os profissionais de saúde e a sociedade em geral se unam para combater esse problema por meio de ações de promoção da alimentação saudável e atividade física regular.

Para combater a obesidade, é importante adotar um estilo de vida saudável, que inclua uma alimentação equilibrada e prática regular de atividades físicas. Além disso, é fundamental o acompanhamento médico regular para monitorar o índice de massa corporal (IMC) e identificar possíveis problemas de saúde associados à obesidade.

Obesidade em 2030 (projeção)

A previsão de que 30% da população brasileira será obesa em 2030 é uma estimativa divulgada pelo relatório do Global Burden of Disease Study, uma iniciativa da Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Segundo o relatório, se as tendências atuais de crescimento da obesidade no Brasil continuarem, é possível que a taxa de obesidade tenha atingido 30% da população em 2030. No entanto, é importante destacar que essa é uma previsão e que a taxa de obesidade pode variar de acordo com as políticas públicas de prevenção e tratamento da obesidade, além de outros fatores socioeconômicos e culturais. Por isso, é fundamental que sejam seguidas medidas efetivas de promoção da alimentação saudável, atividade física e prevenção e tratamento da obesidade em todos os níveis da sociedade, desde o indivíduo até o governo, a fim de reduzir a prevalência da obesidade no Brasil e melhorar a saúde e qualidade de vida da população.

Artigo do médico Rafael Coelho especialista em emagrecimento no Recife/PE
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »