AtaNews Publicidade 728x90
28/02/2023 às 17h21min - Atualizada em 28/02/2023 às 17h21min

Startup financiada por Bill Gates implanta chips cerebrais em pessoas com paralisia

Dispositivo permite que pacientes com mobilidade limitada controlem dispositivos eletrônicos com a mente

History
Foto: Divulgação
A startup Synchron, financiada por Bill Gates e Jeff Bezos, acaba de testar um sistema de interface cérebro-computador (ICO) em sete pacientes. Esse chip cerebral permite que pessoas com restrição total ou parcial de mobilidade usem suas mentes para controlar diferentes dispositivos eletrônicos, como computadores. O objetivo do projeto é oferecer mais independência a pessoas com paralisia. 

Synchron Switch
O Synchron Switch, como o chip é chamado, não necessita de uma cirurgia complicada para ser implantado. Ao invés disso, ele é inserido de um modo menos invasivo através dos vasos sanguíneos e instalado próximo ao córtex motor do cérebro. Até agora, a nova tecnologia foi testada em três pacientes nos Estados Unidos e quatro na Austrália.

O chip é conectado a uma antena que fica no peito, sob a pele, e coleta dados cerebrais brutos que são enviados para dispositivos externos. O dispositivo permite que indivíduos com limitações de mobilidade enviem mensagens de texto, usem mídias sociais e participem de outras atividades online. Segundo seus desenvolvedores, os usuários também poderão fazer compras e controlar as próprias finanças, por exemplo.

A Synchron anunciou que o próximo passo é iniciar uma nova fase de testes clínicos em mais seis pacientes, algo que acontecerá em um curto período de tempo. O diretor comercial da Synchron, Kurt Haggstrom, afirmou que o projeto atualmente está "na metade do caminho".

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »