AtaNews Publicidade 728x90
19/02/2023 às 11h37min - Atualizada em 19/02/2023 às 11h37min

​Médico do Austa Hospital orienta sobre cuidados com a saúde para aproveitar ao máximo o Carnaval

Assessoria de Imprensa
Cardiologista Thiago Guiaume, coordenador da emergência do Austa Hospital (Foto: Divulgação/Austa Hospital)
Maior festa popular do país, o Carnaval é para se divertir e aproveitar ao máximo. Os cuidados com a saúde e bem-estar, no entanto, são importantes durante a folia, recomenda o médico cardiologista Thiago Guiaume, coordenador da emergência do Austa Hospital, de São José do Rio Preto (SP). “As pessoas merecem celebrar esta grande festa, porém, evitar excessos, sobretudo de álcool”, afirma o cardiologista. 

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode causar mudança no comportamento, alterações na coordenação motora, sonolência, alteração na capacidade visual, redução dos reflexos, náuseas, vômitos, e dores de cabeça.  Outro grande risco à saúde é o uso de drogas ilícitas que, entre outros danos, provocam alteração da percepção de realidade, aumento do estado de alerta e redução da concentração.

O coordenador da emergência do Austa Hospital, no entanto, destaca que álcool e drogas podem acarretar graves danos ao coração. O álcool e os benzodiazepínicos, chamadas drogas depressoras, causam diminuição nas atividades do sistema nervoso e nos batimentos cardíacos. Já as aceleradoras, como cocaína e anfetaminas, provocam uma aceleração na atividade cardiovascular. “Se usados combinados, o álcool e drogas geram uma sobrecarga ainda mais significativa no coração, cujo ritmo acelera e diminui instantaneamente, com grave risco à vida”, ressalta o cardiologista Thiago Guaiume.

Como centro de referência para Rio Preto e região, o Austa Hospital possui emergência totalmente estruturada e com equipe multiprofissional especializada para atender casos graves resultantes de excessos no Carnaval.
O médico do Austa Hospital lembra também aos foliões de sempre usar o preservativo durante a relação sexual, pois, além de prevenir uma gravidez indesejada, protege contra doenças e infecções sexualmente transmissíveis. “Importante dizer que estas infecções nem sempre apresentam sintomas, portanto, não é possível saber se seu parceiro está ou não contaminado sem a realização de exames. Diante disso, o melhor é prevenir-se sempre”, afirma Dr. Thiago Guaiume.

Outras recomendações do cardiologista do Austa Hospital referem-se à hidratação constante e boa alimentação. Beber água a todo instante é fundamental para que o organismo funcione de maneira adequada. “No Carnaval, deve-se ter ainda mais cuidados, pois estamos no verão, com altas temperaturas, geralmente em grande aglomeração de pessoas, dançando, pulando, ou seja, em atividade intensa, e ingerindo bebidas a alcoólicas que favorecem a diurese. Enfim, é uma soma de fatores que potencializa a desidratação”, explica o cardiologista.

Segundo ele, na emergência do Austa Hospital não é incomum atender pacientes vítimas de desidratação. Ela pode ocasionar dores de cabeça, fraqueza, tonteiras, fadiga, sonolência, danos aos rins e até alteração nos batimentos cardíacos. “Além de água, se possível, é sempre bom tomar sucos naturais e água de coco”, recomenda Dr. Thiago Guaiume.

Quanto à alimentação, o médico orienta que seja leve, deixando de lado, por exemplo, alimentos ricos em gordura. Importante, no momento da compra, observar a qualidade do produto. “Nem sempre é possível observar se foi preparado seguindo as normas de higiene, porém deve-se avaliar se está com boa aparência, acondicionado adequadamente e se o vendedor está manuseando-o de maneira higiênica”, finaliza o coordenador da emergência do Austa Hospital.

Sobre o Austa Hospital

O Austa Hospital, de São José do Rio Preto, é uma das maiores organizações de saúde da região noroeste do estado de São Paulo e referência do setor em assistência humanizada, qualidade e segurança no atendimento e serviços. Integra a holding de serviços de saúde Hospital Care, que também reúne o Austa Medicina Diagnóstica, o Instituto de Moléstias Cardiovasculares – IMC e a operadora de saúde Austa Clínicas, formando o Hub São José do Rio Preto. 
O Austa Hospital possui profissionais referenciados em suas especialidades e altamente capacitados e dispõe de moderno centro cirúrgico com sete salas para realizar até grandes procedimentos, alta tecnologia em diagnósticos, 40 leitos em UTIs (adulto e pediátrica/neonatal) e mais 100 leitos de hotelaria, com quartos climatizados, ambiente confortável e seguro, tanto para pacientes quanto para acompanhantes.
Destaca-se também pelos Serviços de Exames de Imagens, com equipe multiprofissional altamente especializada e modernos equipamentos nas áreas de hemodinâmica, cardiologia, endovascular, neurorradiologia, endoscopia, tomografia, ressonância magnética e radiodiagnóstico.
Desde 2004, a instituição está comprometida com as seis metas internacionais de segurança do paciente estabelecidas pela Joint Commission International, em parceria com a OMS. Em 2019, conquistou a Acreditação ONA com Excelência – nível 3, que atesta que o Hospital possui excelência em gestão, com foco em segurança e transparência, buscando sempre a melhoria contínua da qualidade assistencial. 

Sobre a Hospital Care

A Hospital Care é uma holding administradora de serviços da saúde que possui atualmente mais de 45 unidades de negócios. Criada em 2017, é a primeira companhia no Brasil a trabalhar com o modelo de gestão baseado nas ACO´s (Accountable Care Organizations) dos Estados Unidos, organizações responsáveis pelo cuidado e compartilhamento de risco com as operadoras. Este modelo integrado de gestão da saúde tem o objetivo de promover o equilíbrio de interesses entre pacientes, médicos, fontes pagadoras, parceiros e acionistas.
Pertencente à gestora Crescera e aos fundos Santa Maria e Abaporu, a Hospital Care tem como estratégia de atuação a presença em cidades que funcionam como polos regionais para a gestão de saúde populacional, como Campinas, Ribeirão Preto, Florianópolis, Curitiba, São José do Rio Preto, Sorocaba e Cascavel, fortalecendo todo o sistema de saúde do país.




 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »