AtaNews Publicidade 728x90
17/02/2023 às 17h23min - Atualizada em 17/02/2023 às 20h33min

Verão exige cuidados redobrados para evitar o câncer de pele

O oncologista Ramon Andrade de Mello alerta para a importância do uso diário do protetor solar

SALA DA NOTÍCIA Emilly Santos
Divulgação
O verão é um convite para aproveitar os momentos de lazer ao ar livre. A estação ainda é o período de maior intensidade de radiação ultravioleta, proveniente do sol com alto poder de penetração na pele. “Os cuidados devem ser redobrados para a prevenção do câncer de pele não melanoma. O uso de protetor solar deve ser um hábito o ano todo e usado com maior frequência nesses dias”, orienta o médico oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica do doutorado em medicina da Universidade Nove de Julho (Uninove), em São Paulo, e médico pesquisador honorário do Departamento de Oncologia da Universidade de Oxford, no Reino Unido. 
 
A prevenção deve ser adotada desde cedo. O câncer de pele não melanoma é o tumor maligno mais incidente no Brasil e deve responder por 31,3% dos casos registrados no período entre 2023-2025. Segundo o oncologista, os trabalhadores expostos ao sol com frequência devem usar o protetor solar durante todo o dia: “As barreiras mecânicas também são indispensáveis como bonés, chapéus e óculos de sol. Na praia, ficar protegido em barracas ou sob o guarda-sol reduz significativamente os riscos advindos da exposição ao sol”.  
  
“As pessoas também precisam ficar atentas ao aparecimento de manchas na pele. O diagnóstico precoce é fundamental para o alcance de melhores resultados no tratamento. Além disso, reduz as chances de eventuais sequelas para o resto da vida”, afirma Ramon Andrade de Mello. 

Sobre Ramon Andrade de Mello
Pós-doutorado em Pesquisa Clínica no Royal Marsden NHS Foundation Trust (Inglaterra), Ramon Andrade de Mello tem doutorado (PhD) em Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal).
 
O médico tem título de especialista em Oncologia Clínica, Ministério da Saúde de Portugal e Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO). Além disso, Ramon tem título de Fellow of the American College of Physician (EUA) e é Coordenador Nacional de Oncologia Clínica da Sociedade Brasileira de Cancerologia, membro da Royal Society of Medicine, London, UK, do Comitê Educacional de Tumores Gastrointestinal (ESMO GI Faculty) da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (European Society for Medical Oncology – ESMO), Membro do Conselho Consultivo (Advisory Board Member) da Escola Europeia de Oncologia (European School of Oncology – ESO) e ex-membro do Comitê Educacional de Tumores do Gastrointestinal Alto (mandato 2016-2019) da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology – ASCO). 
 
Dr. Ramon de Mello é oncologista do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e do Centro de Diagnóstico da Unimed, em Bauru, SP.
 
Confira mais informações sobre o tema no site
 
Informações para a imprensa:
Ex-Libris Comunicação Integrada - (11) 3266-6088
Edmir Nogueira – [email protected] – (11) 9 6199-3369  
Marco Berringer – [email protected] (11) 9 9393-3088



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »