AtaNews Publicidade 728x90
15/02/2023 às 22h56min - Atualizada em 16/02/2023 às 00h00min

Juma, da Embaixada Encontro dos Povos, desfila na Porto da Pedra e homenageia Luma de Oliveira

Ao longo de duas décadas, Luma de Oliveira mostrou seu poder ao desfilar toda a sua exuberância por diversas escolas de samba, como Mangueira,Tradição, Portela e Viradouro.

SALA DA NOTÍCIA Imprensa



A Porto da Pedra, escola de São Gonçalo, na cidade da Região Metropolitana do Rio, levará para a Marquês de Sapucaí o enredo “A invenção da Amazônia: Um delírio do imaginário de Júlio Verne”.

O tema foi desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes e tem enredo de Diego Araújo.

A Porto da Pedra fortalece a luta dos povos originários com a presença da lideranças indígenas, como Shirley Krenak, Geovani Krenak,  Chirley Pankará, Ingrid Sateré Mawé e Gleycielli Nonato Guató. 

A Embaixada Encontro dos Povos, é a responsável pela participação das lideranças indígenas no Carnaval do Rio.

"Primeiramente agradeço a Deus por me permitir viver esse momento de reconhecimento. Segundo, muita gratidão por esta maravilhosa agremiação Porto da Pedra por fortalecer a luta pela vida dos povos originários, porque o carnaval também é lugar de manifestação e esses espaços precisam ser ocupados por quem teve os seus direitos violados", afirma Juma, idealizadora da Embaixada. 

Falar sobre o   Carnaval do Rio,  Juma,  destaca a importância da Luma de Oliveira, um das rainhas mais aclamadas,  modelo, atriz e  empresária.

"É impossível não pensar na Luma de Oliveira  que para mim é  um símbolo consagrado do Carnaval do Rio.

Já tive a oportunidade de falar diretamente para ela sobre a sua importância na minha história.

Essa mulher tem elegância de alma,  dona de um carisma ímpar, carinhosa e respeita o seu público.  Homenagens têm que ser feitas em vida. Portanto,  dedico a minha participação para a Luma, pois na minha infância e adolescência ficava na frente da TV acordada até tarde só esperando para vê-la brilhar", conclui Juma.

Luma de Oliveira começou a sua carreira aos 16 anos como modelo. O destaque como musa do Carnaval só aumentou a sua popularidade. 

Em 1987, Luma faz sua estreia como madrinha de bateria da Caprichosos de Pilares. A partir daquele momento, um ícone do Carnaval começava a surgir.   

Ao longo de duas décadas, Luma de Oliveira mostrou seu poder ao desfilar toda a sua exuberância por diversas escolas de samba, como Mangueira,Tradição, Portela e Viradouro.

Em 2001, Luma ganhou destaque ao se ajoelhar perante a bateria da Viradouro, mostrando toda a sua humildade e amor pela escola e pelo Carnaval em um momento único na história da Sapucaí. 
 
Dez anos depois, em 2011, a musa é homenageada merecidamente pelo enredo da Estácio de Sá, se eternizando como um dos maiores fenômenos da história do Carnaval carioca. 

Por Thadeu Thurler 
Foto/Reprodução Internet
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »