AtaNews Publicidade 728x90
09/02/2023 às 17h34min - Atualizada em 09/02/2023 às 17h34min

COSEMS promove encontro regional para discutir demandas de Saúde

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Prefeitura de Araçatuba
Araçatuba sediou, nesta quarta-feira (8), um encontro regional promovido pelo COSEMS – SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), a fim de reunir lideranças dos 40 municípios da região administrativa para discutir demandas de Saúde.

O encontro ocorreu na Câmara Municipal e contou com a presença do presidente do COSEMS e secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, Geraldo Reple Sobrinho, da 1ª vice-presidente do COSEMS e secretária de Saúde de Araçatuba, Carmem Guariente, da 2ª vice-presidente do COSEMS e secretária de Saúde de Guararema, Adriana Martins, do prefeito Dilador Borges, da vice-prefeita Edna Flor, do vereador Arnaldinho, de prefeitos e de secretários municipais dos 40 municípios da região administrativa e a representante do DRS II (Departamento Regional de Saúde), Daniele Catelan.

Para a reunião, foram elencadas sugestões e demandas para melhorias em aspectos gerais e que dizem respeito à realidade dos municípios participantes. Dessas propostas, foram escolhidas quatro: a implantação de um Ame Cirúrgico para Araçatuba, otimizar o acesso às vagas para atendimento em oncologia, necessidade de reorganizar o caráter assistencial do Hospital de Mirandópolis para atender as cirurgias eletivas de baixa e média complexidade da região do DRS II e necessidade de reorganizar o caráter assistencial do Hospital de Promissão para atender procedimentos cirúrgicos de média e baixa complexidade da região do DRS II, especialmente a microrregião de Penápolis, devido à distância.

Essas quatro demandas principais serão enviadas ao Governo do Estado pelo COSEMS. “Estamos andando pelo Estado inteiro para ouvir as demandas para que possamos fazer a ponte, tanto a nível estadual como federal. Elencamos quatro demandas, vamos formular um documento oficial e fazer a interlocução com o Governo do Estado de São Paulo para que as melhorias sejam concretizadas” afirmou o presidente do COSEMS e secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, Geraldo Reple Sobrinho.

A secretária Carmem Guariente afirmou que essa reunião é importantíssima, tanto do ponto de vista de apoio político dos prefeitos, em se organizarem para buscar a melhoria para a região junto ao governador, quanto do ponto de vista técnico da Saúde. O prefeito Dilador sempre buscou melhorias no setor da Saúde para Araçatuba e região. Esse encontro reforça nossa busca para que o Estado e a União façam a sua parte nas questões das cirurgias eletivas, das especialidades, entre tantos outros assuntos de urgência para todas as cidades”.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »