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07/02/2023 às 10h20min - Atualizada em 07/02/2023 às 10h20min

Educação municipal contrata sistema de monitoramento e melhora de aprendizagem

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Prefeitura de Araçatuba
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Araçatuba agora dispõe de um novo sistema de avaliação da aprendizagem na Rede Municipal de Ensino, que inclui monitoramento e estratégias para identificação de dificuldades e melhoria no desenvolvimento dos alunos.

A ordem para início deste serviço foi assinada nesta segunda-feira (06), quando também acontece o início do ano letivo nas escolas públicas municipais de Araçatuba. O documento foi oficializado pelo prefeito Dilador Borges, na presença da vice-prefeita Edna Flor, da secretária municipal de Educação, Silvana de Sousa e Souza e representantes da empresa contratada.

A empresa E. G. Gouvea Assessoria e Comércio de Livros, fornecerá cadernos de avaliação impressos aos alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, com sistema de gerenciamento de dados e resultados e formações específicas aos docentes da rede municipal.

Segundo o contrato, o fornecimento dos cadernos de avaliação deverá acontecer com antecedência de até 02 (dois) dias úteis antes da aplicação das avaliações. Os relatórios devolutivos contendo os resultados das avaliações deverão ser disponibilizados por meio do sistema de gestão de avaliação no prazo de 15 (quinze) dias úteis a contar da aplicação das avaliações.

O contrato SMA/DLC n° 010/2023 – Pregão Eletrônico n. 032/2022 tem duração de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por períodos iguais e sucessivos. no valor de R$ 1.830.000,00 (um milhão oitocentos e trinta mil reais), o qual cobre todas as despesas que influenciem nos custos, não cabendo ao Município de Araçatuba, quaisquer custos adicionais.

Silvana (SME) descreve que o sistema oferece uma primeira avaliação, no início do ano letivo, e periodicamente, a cada seis meses. “Com base no currículo do município, a empresa preparara uma avaliação padronizada, para a rede toda, do primeiro ao quinto ano. assim vamos conseguindo detectar as fragilidades de aprendizagem e também teremos a formação especifica aos professores, para que desenvolvam estratégias, de modo que o aluno se superem nos aspectos que não tenham alcançado bom resultado”.

o prefeito Dilador Borges entende a implantação do sistema como um avanço que melhora a qualidade do ensino. “Acreditamos que o monitoramento e a possibilidade de, com agilidade, termos o resultado do desenvolvimento e poder intervir para dar condições de fazer com que a qualidade da educação avance e o nível de aprendizagem dos alunos seja progressivamente aumentado, a cada momento, a cada retomada de conteúdo que se fizer necessária”.

Edna Flor classifica a novidade como recurso que agrega qualidade e amplia chances de melhora nos níveis coletivos de educação. “As tecnologias já experimentadas com sucesso devem integrar as políticas públicas, sobretudo quando oferecem meios de sanar dificuldades e fragilidades, com materiais práticos e técnicas eficazes de melhoramento, oferecendo oportunidade de equidade, de dignidade a todos, sem demérito ou distinção”, conclui a vice-prefeita.
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