AtaNews Publicidade 728x90
02/02/2023 às 18h53min - Atualizada em 02/02/2023 às 18h53min

Banco de Leite Humano em Rio Preto precisa de doação

Em épocas de festas, estoque chega a registrar queda de até 30%

Assessoria de Imprensa
Foto: Reprodução/Internet
O Banco de Leite Humano de Rio Preto está precisando de doação de leite materno. De acordo com a gerente do serviço, a enfermeira Priscila Celina Bonomo Theodoro, em épocas de festas, como a que antecede o carnaval, o estoque costuma cair de 20% a 30%. Em dezembro de 2022, foram doados 180 litros de leite e distribuídos 232 litros.

O serviço integra a rede de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde do município e tem parceria da Unimed e do Rotary Club Novo Cinquentenário. O leite materno arrecadado é doado para as maternidades de Rio Preto para bebês prematuros e internados nas UTIs neonatais.

Antes de ser doado, o leite é submetido a exames de valor calórico, acidez e bacteriológico. Depois das análises, é pasteurizado no próprio banco e liberado para o consumo dos bebês. O produto tem validade de seis meses após o processo de pasteurização.

Quem pode doar

Mães que tenham dado à luz recentemente e queiram doar o leite excedente ao Banco de Leite podem se cadastrar na Unidade para que seja efetuada a coleta. Para isso precisam:

– Estar amamentando ou ordenhando leite humano para o próprio filho;

– Apresentar exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação de leite humano;

O cadastro para doação é realizado na sede do Banco de leite, por telefone ou na unidade móvel, que percorre as maternidades semanalmente.

Como doar

A doadora pode entregar o leite no Banco de Leite ou coletar e armazenar o leite excedente em casa. Em ambos os casos, são fornecidos os frascos para armazenamento. Caso a doadora opte pela coleta caseira, os frascos devem ser armazenados no freezer para recolhimento pela unidade móvel.

Serviço

Banco de Leite Humano

Endereço: Av. dos Estudantes, 1886, Jardim Aeroporto

Telefone: 3214 3422 / 3222 2453

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e aos sábados, das 8h às 14h

Letícia Greco/Secretaria de Comunicação Social
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »