AtaNews Publicidade 728x90
01/02/2023 às 18h26min - Atualizada em 01/02/2023 às 18h26min

Secretaria de Direitos Humanos realiza Seminário pelo fim da violência contra a população em situação de rua e em vulnerabilidade social

vento reunirá o presidente do Comitê Intersetorial de Políticas Municipais para a População em Situação de Rua de Rio Preto, juiz Evandro Pelarin, e o defensor público Julio Tanone; evento é gratuito e terá entrega de certificados

Assessoria de Imprensa
Foto: Reprodução
Em uma iniciativa inédita, a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, convida todos para participar do 1.º Seminário "Pelo fim da violência contra a população em situação de rua e em vulnerabilidade social". O evento é gratuito e será realizado no dia 23 de fevereiro, às 8h, na Câmara Municipal. Haverá entrega de certificados.

O seminário contará com a presença de lideranças envolvidas no Comitê Intersetorial de Políticas Municipais para a População em Situação de Rua de São José do Rio Preto.

O juiz da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, Evandro Pelarin, é o atual presidente do Comitê. Ele vai debater o tema "A importância de promover a mediação de conflitos e a pacificação social da população em situação de rua".

Além disso, também vai compartilhar os serviços de abordagem, acolhimento, refeição e todo trabalho com pessoas em situação de rua do padre Júlio Lancelotti, da paróquia de São Miguel Arcanjo, em São Paulo. Lancelotti é apontado pelos movimentos sociais como a maior voz em defesa dos direitos dos moradores em situação de rua.

Também ministrará palestra no seminário o defensor público titular da 5ª Defensoria Pública de São José do Rio Preto, Júlio César Tanone. Ele vai discorrer sobre o tema "A tutela jurídica da população em situação de rua".

Ações em Votuporanga
O secretário de Direitos Humanos, Emerson Pereira, explicou que a pasta tem trabalhado arduamente com a rede de atendimento socioassistencial voltada à população em situação de rua. Mais do que oferecer auxílios emergenciais, o intuito é resgatar a cidadania e proporcionar ressocialização.

"São ofertados encaminhamento para entidades assistenciais de acolhimento, clínicas de tratamento psicossocial e de combate à dependência química, passagem para suas cidades de origem e até trabalho por meio do Projeto Votuporanga em Ação 2".

Emerson opina que um o assunto precisa ser debatido com participação de toda a sociedade. "Em 2022 tivemos várias mortes aqui em nossa cidade, envolvendo pessoas que estavam em situação de rua, possivelmente motivados por desentendimentos, brigas e rixas. O objetivo do seminário é contribuir com a cultura de paz e com a construção de uma rede articulada para efetivação e fortalecimento de políticas públicas. O envolvimento dos diversos setores da sociedade neste seminário é fundamental", encerrou.

SERVIÇO
1.º Seminário "Pelo fim da violência contra a população em situação de rua e em vulnerabilidade social"
Data: 23/02/2023
Horário: 8h às 12h
Local: Câmara Municipal de Votuporanga
Realização: Prefeitura de Votuporanga por meio da Secretaria de Direitos Humanos
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »