AtaNews Publicidade 728x90
30/01/2023 às 17h33min - Atualizada em 30/01/2023 às 17h33min

Usuários da Ritinha Prates ganham próteses dentárias no projeto Um Sorriso Especial

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Ritinha Prates
Usuários do Hospital Neurológico Ritinha Prates e da UCP (Unidade de Cuidados Prolongados) estão sorrindo à toa e não é para menos. Com as próteses dentárias que estão sendo providenciadas pela clínica odontológica da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), e parceiros, eles estão recuperando a autoestima.

A instalação dos itens faz parte do projeto Um Sorriso Especial, que é executado na entidade há um ano, tendo beneficiado até o momento dez usuários. As próteses são doadas pelo laboratório Arte Dental, de Araçatuba, especializado na confecção do produto.

“Primeiramente, agradeço a Deus. Isso (a prótese) foi um presente de pessoas que amam e gostam da gente, aqui no Ritinha”, comenta Luiz Carlos Izaac, usuário do hospital neurológico e beneficiado pelo projeto.

A cirurgiã dentista da clínica odontológica, Dr. Nathália Januario de Araujo, afirma que a ação é gratificante. “O trabalho da clínica da associação é promover saúde bucal, por meio de profilaxias, restaurações e outros procedimentos. Mas a instalação de próteses acaba sendo uma atividade extra, que só é possível graças à parceria com o laboratório Arte Dental, a quem somos profundamente gratos. No final das contas, o sorriso e o brilho no olhar dos nossos usuários com as próteses são emocionantes”, afirma Nathália.

Na clínica odontológica da associação são atendidos os usuários do hospital neurológico e da UCP, com ênfase na prevenção e manutenção da saúde bucal. Todos passam por avaliação, fazem as profilaxias, restaurações, exodontias, descontaminações bucais e podem ou não receber indicação para o recebimento de prótese. Alguns deles apresentam limitações que impedem a instalação.

O Projeto e a entidade

“A nossa intenção primordial com o projeto Um Sorriso Especial é proporcionar qualidade na saúde bucal e melhorar a autoestima dos usuários. E também aproveitamos para solicitar doações de materiais de moldagem, de resina e matérias odontológicos para que mais usuários possam ser beneficiados”, relata Nathália.

A clínica odontológica recebe doações há quase um ano do laboratório Arte Dental, que confecciona e cede gratuitamente as próteses para os usuários da instituição.

Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates existe desde 1977, e trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates, com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas profundas e irreversíveis. Atualmente, atende 60 usuários internos.

A entidade conta com uma UCP (Unidade de Internação em Cuidados Prolongados), que possui 24 leitos destinados ao acompanhamento de usuários com quadro clínico estável, mas que necessitam permanecer sob cuidados especializados por mais tempo. 

Entre os valores da associação, que atende exclusivamente por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), usuários de 40 municípios vinculados ao DRS-2 (Departamento Regional de Saúde), está o tratamento humanizado, além do respeito a conceitos éticos, morais, ambientais e filantrópicos.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »