AtaNews Publicidade 728x90
06/01/2023 às 10h23min - Atualizada em 06/01/2023 às 10h23min

Dona da Fiat vai construir carro voador com velocidade máxima de 240 km/h para servir de táxi aéreo

Stellantis expande parceria a Archer Aviation e deve começar a produzir aeronave em 2024

Auto Esporte
Carro voador da Stellantis - Midnight Divulgação
 Faz algum tempo que carros voadores deixaram de ser uma criação completamente inédita. A Renault desenvolveu seu protótipo desse tipo de veículo, a Toyota registrou uma patente e a fabricante rival da Tesla já fez até o seu primeiro voo público em Dubai. Agora, chegou a vez da Stellantis, dona da Fiat, anunciar que vai construir a sua própria aeronave elétrica para servir de táxi aéreo.

A montadora global divulgou, nesta quarta-feira (4), durante a CES 2023, que vai expandir sua parceria com a Archer Aviation para começar a se aventurar na fabricação desse tipo de veículo. A empresa norte-americana é justamente responsável por comercializar aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical.

O carro voador em questão vai ser chamado de Midnight e foi projetado para carregar mais de 450 kg. Desta maneira, o táxi aéreo pode transportar até quatro passageiros e um piloto com suas respectivas bagagens.

O veículo é alimentado por seis baterias independentes, cada uma suportando um par de motores elétricos. Além disso, esses propulsores são energizados de maneira independente para garantir que a aeronave possa concluir um voo com segurança caso uma bateria inteira falhe.
Assim, o alcance anunciado é de 160 km, mas a fabricante promete viagens de curtas distâncias, ou seja, algo entre 30 km e 80 km. O tempo de carregamento deve ser de aproximadamente 10 minutos entre cada jornada e a velocidade máxima é de 240 km/h.

Para garantir segurança, as empresas ainda informam que o carro voador tem quatro computadores de controle de voo e outros diversos sensores.

A Stellantis também deixou claro que vai trabalhar com a Archer para erguer a recém-anunciada fábrica em Covington, na Geórgia. Para isso, a montadora fornecerá até US$ 150 milhões (cerca de R$ 817 milhões) em capital social. Os planos são para que a aeronave Midnight comece a ser construída em 2024.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »