AtaNews Publicidade 728x90
05/01/2023 às 16h07min - Atualizada em 05/01/2023 às 16h07min

Santa Casa faz primeira captação de órgãos do ano; doador é jovem vítima de acidente

O doador é um rapaz de 20 anos, de Birigui, internado no dia 1º, por traumatismo craniano grave decorrente de um acidente de motocicleta

Assessoria de Imprensa
Os traslados até o Aeroporto “Dario Guarita”, tiveram a escolta de dois grupos de batedores da Guarda Municipal de Araçatuba. (Foto: Divulgação)
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Araçatuba coordenou  ontem (4/1), a primeira captação múltipla de órgãos deste ano. A captação começou às 16h e foi concluída às 21h15. 

O doador é um rapaz de 20 anos, de Birigui, internado no dia 1º, por traumatismo craniano grave decorrente de um acidente de motocicleta. Apesar dos esforços das equipes médicas o paciente não reagiu ao tratamento intensivo.

A morte cerebral foi constatada terça-feira (3/1) e os familiares autorizaram a doação de órgãos.

Pelas compatibilidades confirmadas pela Central Nacional de Transplantes, serão captados: pulmões (Incor/SP), fígado (Hospital Unimed de Sorocaba que presta serviço para transplantes em pacientes do SUS) rins, coração para retirada de válvulas e córneas (Hospital de Base de São José do Rio Preto) e tecido ósseo (equipe do Banco de Ossos de Marilia).

As captações envolvem em torno de 40 profissionais dentre médicos cirurgiões e anestesistas, instrumentadores e profissionais de enfermagem das equipes dos quatro hospitais que estão realizando as captações e da Santa Casa de Araçatuba.

Os pulmões foram os  primeiros a serem retirados e saíram  do hospital às 18h50.  Uma hora depois  o fígado já extraído foi levado pela equipe de Sorocaba.  Ambos  os órgãos precisam ser transplantados em no máximo 6 horas. 

Aviões da FAB, que trouxeram  as equipes de São Paulo e Sorocaba transportaram  os órgãos as cidades dos hospitais que fizeram os transplantes. Os traslados até o Aeroporto “Dario Guarita”, tiveram a escolta de dois  grupos de batedores da Guarda Municipal de Araçatuba.

O coração, os rins e córneas serão extraídos na sequência. Só após essa sequência, que a equipe do Banco de Ossos poderá iniciar a retirada de tecido ósseo.

Em 2022 foram realizadas na Santa Casa de Araçatuba 11 captações de órgãos. De acordo com CIHDOTT, não houve recusa de nenhuma das famílias consultadas para doação.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »