AtaNews Publicidade 728x90
03/01/2023 às 13h13min - Atualizada em 03/01/2023 às 13h13min

Campanha Janeiro Roxo faz conscientização e combate à hanseníase

Em Araçatuba, 17 casos estiveram em tratamento em 2022 (sendo 15 são multibacilares e 2 são paucibacilares) e 13 novos foram identificados em 2022.

SMSA
Foto: Divulgação Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba deu início à campanha Janeiro Roxo, mês de conscientização e combate à hanseníase.

A Hanseníase é uma doença infecciosa crônica, causada por uma bactéria, Mycobacterium leprae, também denominada Bacilo de Hansen. O Brasil é o segundo lugar do mundo em número de casos. É de notificação compulsória, ou seja, a comunicação à autoridade de saúde é obrigatória.

Nesta terça-feira (3), o médico, Dr. Eder de Lima Machado e a equipe de enfermagem do Centro de Especialidades em Saúde Auxilium estão fazendo busca ativa nos usuários do Centro POP, a fim de identificar possíveis lesões e, caso haja a necessidade, será feita biópsia. A mesma ação será feita na Casa Bom Samaritano na quarta-feira (4). Já na sexta-feira (6), haverá uma capacitação para médicos, enfermeiros e outros profissionais da rede de saúde.

HANSENÍASE
A transmissão se dá por vias aéreas superiores de multibacilares (pacientes que possuem muitos bacilos em seu organismo). Apenas 10% da população que entra em contato com a pessoa multibacilar, sem tratamento, pode desenvolver a hanseníase, por isso a doença é considerada de baixa patogenicidade.

O tratamento é feito com antibióticos em doses supervisionadas mensais e diariamente autoadministradas em casa, variando o tempo de tratamento conforme a gravidade do caso.

ONDE PROCURAR AJUDA
Em caso de suspeita de Hanseníase, o cidadão deve procurar a UBS mais próxima de sua residência onde será encaminhado para o Ambulatório de Hanseníase no CES Auxilium. Nesse local ocorrerá o atendimento médico especializado para confirmação diagnóstica, classificação da gravidade da doença, além de acompanhamento de qualquer intercorrência relacionada a Hanseníase.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »