AtaNews Publicidade 728x90
23/12/2022 às 15h26min - Atualizada em 23/12/2022 às 15h26min

Pele oleosa: dermatologista explica o que causa oleosidade e como cuidar

Beleza extraordinária
Foto: Divulgação
Quem tem pele oleosa sabe que é essencial criar uma rotina de cuidados com o rosto para evitar o aumento do sebo na pele. A oleosidade no rosto pode ser uma tendência natural do organismo ou pode surgir por fatores ligados a falta de limpeza, ausência de hidratação, hábitos alimentares desregulados ou até questões climáticas.

Para explicar mais sobre o que causa oleosidade na pele e como cuidar desse tipo de pele, a dermatologista Dra. Fabiana Wanick, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, trouxe algumas informações de como essa pele pode ser melhor tratada, confira!

O que causa a oleosidade da pele?
“A oleosidade da pele é causada pela produção de óleo a partir das glândulas sebáceas”, explica a dermatologista Fabiana Wanick. Essas glândulas são as responsáveis pela produção de óleo da pele, que é natural e acontece como uma forma de defesa do nosso corpo. As peles secas tendem a produzir menos sebo do que o necessário enquanto as peles oleosas produzem mais do que o necessário.

“Existem diversos fatores que podem influenciar na atividade dessas glândulas”, pontua a dermatologista. “Um clima mais quente aumenta a oleosidade, por exemplo. Mas o principal é a influência genética, porque a pele da pessoa apresenta essa tendência a ser oleosa”, ressalta. Além disso, a oleosidade excessiva pode surgir em reação à falta de hidratação da pele, sendo uma forma que o organismo encontra de criar uma camada protetora para o rosto.

Quais são as características da pele oleosa?
Se você está em dúvida se a sua pele é oleosa ou não, a Dra. Fabiana Wanick separou algumas informações que vão te ajudar a identificar as características da pele oleosa. “Em geral a pele oleosa é mais espessa e com poros mais abertos. A pele oleosa é aquele tipo de pele que passamos a mão e sentimos que ela é mais pegajosa. Esse tipo de pele também apresenta sulcos mais visíveis do que quando comparamos com peles secas”, caracteriza.

Além dessas características, a dermatologista ressalta que a pele oleosa também apresenta mais espinhas e cravos do que os outros tipos de pele, por isso, peles oleosas têm tendência a se tornarem acneicas. “Uma coisa comum de encontrar nas peles oleosas são os comedões. Então, cravos, espinhas e poros abertos são muito frequente na pele oleosa”. 

Como cuidar da pele oleosa?
Como a principal causa da oleosidade excessiva da pele são fatores genéticos, é importante criar uma rotina saudável que envolve tanto skincare como o consumo de alimentos ricos em nutrientes e vitaminas, evitando os gordurosos e oleosos. Além disso, a hidratação da pele é essencial e ela deve ser feita tanto com o uso dos produtos de skincare corretos como com a ingestão diária de água. Com essa rotina completa é possível ter resultados perceptíveis ainda mais rápido.

Para montar a sua rotina de skincare para pele oleosa, é preciso incluir os passos de limpeza, hidratação facial e proteção solar. Dessa forma será possível remover todas as impurezas da pele e ainda criar uma barreira protetora contra ação dos agentes externos e dos raios solares. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »