AtaNews Publicidade 728x90
23/12/2022 às 11h50min - Atualizada em 23/12/2022 às 11h50min

Tá com gripe? Coma mais grãos e evite ultraprocessados, recomenda estudo

TecMundo
Foto: Divulgação
Segundo dados de um estudo publicado na revista científica Cell Reports, em comparação com alimentos ultraprocessados, se alimentar de grãos pode aumentar a probabilidade de recuperação de uma gripe. A pesquisa foi realizada por pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, em parceria com um cientista da Escola de Medicina da Universidade de Shenzhen, na China.

O objetivo do estudo, realizado com ratos de laboratório, é entender como o organismo de mamíferos luta contra a infecção por influenza. Assim, eles dividiram os ratos em dois grupos, alimentando alguns com grãos e outros com alimentos ultraprocessados, contudo, ambos tinham a mesma média de valor nutricional.

Após o início do processo de alimentação, eles infectaram os camundongos com o vírus influenza e mantiveram as dietas por mais algum tempo. Durante a observação, eles apontam que todos os ratos alimentados com comida altamente processada morreram — antes da infecção, a alimentação não apresentou diferenças consideráveis na saúde ou no comportamento dos ratos. 

Os ratos que comeram alimentos processados acabaram comendo menos que aqueles alimentados com grãos e, por isso, receberam menos nutrientes.

Os ratos que comeram alimentos processados acabaram comendo menos que aqueles alimentados com grãos e, por isso, receberam menos nutrientes.


Evite ultraprocessados
Já os animais alimentados com grãos sobreviveram, se recuperaram e, após dez dias, começaram a ganhar o peso perdido devido à infecção — mesmo antes de falecerem, os ratos do outro grupo não conseguiram recuperar o peso. Os cientistas encontraram evidências de que uma proteína sinalizadora, chamada IFN-y, é um dos fatores responsáveis pela recuperação dos ratos.

A análise diz que o maior problema não foi em relação à resposta imune dos animais, mas sim devido à baixa capacidade de recuperação deles. Inclusive, estudos anteriores já mostraram que a densidade calórica e a concentração de nutrientes podem ser de extrema importância durante a recuperação de uma infecção.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »