AtaNews Publicidade 728x90
08/06/2018 às 16h13min - Atualizada em 08/06/2018 às 16h13min

Comissão técnica da Base disponibiliza resultados de testes físicos dos atletas no Zempo

Técnicos de clubes e atletas poderão acessar relatórios nos perfis individuais dos judocas na plataforma online da CBJ

CBJ
Visando um trabalho cada vez mais integrado entre seleções e clubes, a comissão técnica das Equipes de Base da CBJ disponibilizou no Zempo nesta semana mais de 400 relatórios de 260 atletas que passaram por testes nas seleções Sub 18 e Sub 21 nos últimos anos. Os documentos apresentam resultados de testes físicos realizados com esses atletas desde 2016 em treinamentos de campo e competições. 

"Embora esses relatórios já tenham sido encaminhados aos clubes, acreditamos que, com os arquivos disponibilizados também no Zempo, tanto atletas, quanto técnios terão acesso facilitado e mais organizado à estas informações", explica Marcos Agostinho, técnico da equipe Sub 18 e um dos responsáveis pelas pesquisas. "Além disso, quando o atleta migrar de um clube para o outro, os treinadores da nova entidade também terão acesso à esse histórico."

Os resultados de cada teste foram anexados ao perfil individual de cada atleta no Zempo, a plataforma digital de gestão da CBJ, onde cada judoca filiado às Federações Estaduais têm um cadastro com dados básicos e histórico de resultados. 

"Nós trouxemos os técnicos dos atletas nos clubes para participar dos treinamentos de campo nacionais onde esses testes foram realizados e agora estamos entregando para todos de forma transparente e organizada o resultado desse trabalho. Estamos sempre em busca de um alinhamento e esse cruzamento de dados com todos os envolvidos na preparação dos atletas facilita o trabalho em busca da performance", detalhou Marcelo Theotônio, gestor das Categorias de Base da CBJ.

São três parâmetros relevantes nestes relatórios:

1. Carga de treinamento e parâmetros de fadiga: estes indicadores são úteis para que os treinadores possam saber como o atleta reagiu às demandas de cada ação que participou, sendo dados importantes para a programação dos treinos posteriores. 

2. Desempenho físico: em algumas ações foram realizados a bateria de testes físicos que vem sendo adotada pela Base. Estes testes e suas tabelas classificatórias estão disponíveis nos relatórios da Base, em documentos oficiais de CBJ. Com estes dados, é possível verificar quais capacidades físicas podem ser desenvolvidas pelos atletas em seus clubes.

3. Aspectos técnico-táticos: em campeonatos selecionados foram feitos levantamentos das técnicas utilizadas pelos atletas. Estas informações também são importantes para apontar os padrões técnico-táticos predominantes e determinantes que conduzem os atletas ao sucesso, o que pode ser muito útil na elaboração da preparação técnico-tática dos atletas.





Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »