AtaNews Publicidade 728x90
30/11/2022 às 19h55min - Atualizada em 30/11/2022 às 19h55min

Secretaria da Saúde inicia campanha do Dezembro Vermelho

A campanha Dezembro Vermelho, é para conscientização e prevenção do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis

PMA
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba inicia, nesta quinta-feira (1), a campanha nacional Dezembro Vermelho, para conscientização e prevenção do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (I.S.T.). A ação é direcionada à população e acontece gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município até o final do mês.
 
O dia 1° de dezembro marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, uma campanha global que combate o preconceito, a desinformação e o estigma que ainda perduram em torno da doença.
 
O objetivo é chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. Além da prevenção, a campanha alerta para a importância de se realizar os exames periodicamente.
 
Durante o Dezembro Vermelho, será feita a testagem rápida de IST, imunização e vacinação contra HPV para gestantes no período do pré-natal. As mães que testarem positivo receberão o tratamento gratuito promovido pelo SUS.  
 
Os testes rápidos podem ser realizados em todas as UBS e, para aqueles que preferem testar em casa, serão oferecidos kits. Já para o tratamento de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), as testagens serão no ambulatório de DST, que fica na Rua Afonso Pena,1537, no bairro Vila Mendonça. Mais informações: (18) 3622- 3895. 
 
Até o final de dezembro, serão realizadas orientações com os participantes do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), em bairros e locais variados, e como parte da programação, no dia 16 de dezembro, às 15h,  haverá a oficina HIV/AIDS e as demais IST em todas as UBS.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »