AtaNews Publicidade 728x90
05/06/2018 às 11h16min - Atualizada em 05/06/2018 às 11h16min

Exame de toque feito por tutor pode ajudar a identificar doenças em animal

O toque pode levar à descoberta de indícios que apontem a existência de problemas de saúde como doenças motoras, ósseas, sanguíneas e cancerígenas

ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais
O exame de toque, que deve ser realizado pelos tutores, pode se tornar um verdadeiro aliado na identificação de doenças em animais.

O objetivo do exame, realizado de forma simples, é o de buscar indícios no corpo dos animais que possam ter relação com problemas de saúde, como doenças motoras, ósseas, sanguíneas e cancerígenas.

Além do toque, é importante também que o tutor conheça os hábitos do animal que ele tutela.

“A importância da avaliação do animal está diretamente ligada à saúde dele, seja na redução de sua alimentação, mudança de comportamento e alterações físicas. Assim você saberá se o animal precisa ir ao veterinário”, explica o médico veterinário Ricardo Pontes, responsável pela Petprevent. As informações são do portal A Crítica.

A anemia e a displasia coxofemoral, segundo o veterinário, são as doenças que os tutores identificam em casa com mais facilidade. A anemia costuma ter como sintomas fraqueza, indisposição e perda de apetite. A displasia é caracterizada pela degeneração da articulação do quadril dos cachorros e, devido a uma alteração na cabeça do fêmur, faz com que o animal tenha dificuldades de locomoção.

Indícios de doenças no sistema digestório também podem ser descobertos a partir do toque. Para isso, basta pressionar levemente o abdômen do animal com a mão e observar se ele demonstra algum incômodo. Caso o toque o incomode, é necessário encaminhá-lo para uma avaliação com um médico veterinário.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »