AtaNews Publicidade 728x90
01/06/2018 às 10h58min - Atualizada em 01/06/2018 às 10h58min

Riopreto Shopping abre espaço para a SIMA com Polícia Ambiental, Prefeitura de Rio Preto, Secretária do Meio Ambiente, Semae e Unip

Assessoria de Imprensa
Exposição Meio Ambiente - Foto: Ricardo Boni
O Riopreto Shopping é parceiro da Semana Integrada do Meio Ambiente (SIMA) 2018 com o tema Agenda 2030 – desafios para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), da qual São José do Rio Preto é signatária. A semana é coordenada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo e Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto).

A agenda do Riopreto Shopping será intensa de 4 a 10 de junho, na Praça 3 de Eventos, e conta com parceiros importantes como Polícia Ambiental que trará uma programação com a exposição "Natureza Invertida", fardas históricas, orientação aos visitantes e distribuição de mudas e Unip com o evento "Espaços Urbano Sustentáveis" - projetos de Pocket Parques realizados pelos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unip.

A programação ainda conta com: a exposição "Tem Natureza, Tem Semae" sobre ações ambientais desenvolvidas pelo Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto); "Exposição sobre a Agenda 2030" com painéis dos Desafios para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) e sobre a adesão de Rio Preto; "Fotografias de Natureza" com fotos do Prof. Reinaldo J.F. Feres mostrando a diversidade da natureza.

O lançamento do evento será na segunda-feira, dia 4 de junho, a partir das 18h com a abertura de toda programação, apresentação da Banda do Comando de Policiamento do Interior (CPI-5), coquetel para imprensa e convidados. A noite será encerrada com o Momento Agenda 2030 – onde serão discutidos entre autoridades presentes os Desafios para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU em Rio Preto. Estão confirmados para este momento Edinho Araújo (Prefeito), representantes da Acirp, Lide, ARCD, Comitê Bacias, Secretaria do Meio Ambiente e Ten. Cel. Douglas Vieira Machado e Major Fabiano Ferreira do Nascimento (Polícia Ambiental).

Todos os dias, as crianças poderão participar de oficinas de desenhos relacionados ao meio ambiente. Nos dias 5 e 9, a Polícia Ambiental fará distribuição de mudas das 16h às 20h. As crianças serão convidadas para as oficinas do Riopreto Shopping Kids em parceria com o projeto Muda que a Cidade Muda, onde plantarão temperos para comer e decorar, das 14h às 18h. De 4 a 8, os visitantes poderão participar ativamente das discussões em pauta durante a Sima com uma série de palestras gratuitas. O espaço pode ser visitado por escolas da cidade.

É importante ressaltar que a Semana não marca apenas a realização de uma agenda ambiental, mas aborda a sustentabilidade de forma mais abrangente, integrando os quatro eixos do desenvolvimento sustentável que também norteiam os ODS: Ambiental, Social, Econômico e Institucional. Vem, portanto, ser um marco para Rio Preto na implantação da Agenda 2030 e para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). Trata-se de um momento propício para que o projeto seja apresentado a toda a sociedade e gere amplo engajamento, unindo todos os setores em busca de uma cidade verdadeiramente sustentável e alinhada com os ODS. 

Além do Riopreto Shopping, a Sima ocorrerá em diversos locais da cidade, levando a importante mensagem a diferentes públicos, em diferentes formatos: palestras, oficinas, exposições, talk show, ações e plantios. A programação será estendida para a Represa Municipal, Ciecc-Planetário, Zoológico Municipal, Viveiro Municipal, Sesi, Senac, Parque Walter Spotti contando também com o evento Tem Mais Verde com plantio de árvores numa área no Jardim Arroyo.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »