AtaNews Publicidade 728x90
06/09/2022 às 10h58min - Atualizada em 06/09/2022 às 10h58min

Quais são as principais doenças da primavera e como preveni-las?

Você sabia que algumas doenças são mais propensas a estações específicas?

Jeniffer Elaina
Imagem/Divulgação
Durante os 365 dias do ano podemos perder a conta de quantas vezes ficamos doentes, gripados ou resfriados.
Mas existem alguns tipos de doenças e condições que acontecem em certas estações do ano, isso porque você pode ter alguma alergia, predisposição ou então um sistema imunológico mais fraco.

E por mais que pensamos na primavera como uma das estações mais agradáveis, em que quase não faz frio, mas também não é um calor escaldante, sendo repleto de flores e um cenário colorido.

Apesar de tudo isso, também existem algumas doenças que podem ocorrer principalmente nessas épocas.

Doenças da primavera

Há doenças que temos mais predisposição a sermos acometidos por conta do cenário em que estamos, do ar que muda de acordo com cada estação e das condições.

Veja quais são as da primavera:

Rinite alérgica
Por mais que possamos sofrer de rinite alérgica em qualquer época do ano, as pessoas que não sentem tanto podem achar muita dificuldade na primavera.
Isso porque o ar tende a estar mais polinizado, justamente por conta das flores que desabrocham nessa estação.

Principalmente para crianças, isso acontece com muita frequência. Já que o pólen faz com que as mucosas do nariz fiquem mais sensíveis, dessa forma acabamos tendo coriza e corrimento.

Pode ser necessário fazer inalações, sprays nasais e antialérgicos, mas para isso você deve se consultar com um médico.

Roséola
A roséola é uma doença transmitida por secreções, portanto, acaba sendo altamente contagiosa.

É causada pelo herpesvírus tipo 6, a pessoa contaminada vai ter febre alta, falta de apetite e irritabilidade. Também são geradas erupções cutâneas na pele, principalmente na área do pescoço e rosto.

Para o tratamento dessa doença, o paciente precisa de repouso, muita hidratação no corpo que pode ser adquirida por água ou cremes e o uso de medicamentos.

Conjuntivite
A conjuntivite pode ser viral ou alérgica, e apesar das duas poderem ocorrer em qualquer momento do ano. Quem tem alergia pode sofrer mais com ela durante a primavera.

A conjuntivite alérgica não é transmissível, já que depende da alergia de cada um. Ela inflama a pálpebra, gerando secreção nos olhos, inchaço, sensibilidade à luz e coceira.

Para prevenir a conjuntivite alérgica, evite entrar em contato com poeira e ácaro. O ideal é manter os olhos sempre lubrificados e não ficar coçando.
Catapora

Apesar de não ser comprovado, supõe-se que a catapora tem sua maior incidência durante a primavera e verão por conta do aumento da temperatura.

O vírus é muito contagioso e gera erupções na pele, muita coceira e febre, porém, já existe uma vacina para essa doença. Mas não arrisque ficar próximo de alguém com catapora se você nunca teve a doença.
Asma

Assim como a rinite alérgica, as crises de asma podem ser desencadeadas por cheiros fortes e pelo pólen também.

A pessoa que apresenta essa doença tem muita dificuldade de respirar durante as crises, e para tratar deve usar remédios específicos.

Por isso, o acompanhamento com pneumologista se faz muito necessário durante todas as estações.

Como prevenir doenças da primavera

E para que você possa prevenir as doenças em todas as estações do ano, não só na primavera, é necessário um acompanhamento médico em todas as frentes.

Comumente é chamado de medicina preventiva, em que você busca tratar de um problema antes que ele comece.

Nesse caso, se tiver um plano de saúde pode marcar todas as consultas necessárias, sem um grande gasto financeiro, pois elas estão dentro da cobertura do plano de saúde para pessoa física, junto com exames, caso seja preciso.

A primavera é a época mais quente do ano, mas não tão quente quanto o verão, ocorrendo durante setembro e indo até novembro.

Durante esse período, você deve se manter bem hidratado sempre. Então quando for para qualquer lugar você pode, e deve, levar uma garrafa d’água e beber o necessário para o seu corpo funcionar e ficar bem.

Se você tem um filho que apresenta alergias desde o começo da sua infância, ou desde bebê, preste bastante atenção em como ele está.

Às vezes as crianças acabam por não beber água necessária por estarem brincando demais ou distraídas.

Comece a proteger você e seus familiares das doenças sazonais, através de tratamentos preventivos que podem ser feitos o ano todo.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »