AtaNews Publicidade 728x90
02/09/2022 às 11h17min - Atualizada em 02/09/2022 às 11h17min

Ambulatório de Saúde Mental terá atividades físicas e culturais alusivas ao “Setembro Amarelo”

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Secretaria de Saúde de Birigui, por meio do Ambulatório de Saúde Mental, realizará entre os dias 12 e 16 deste mês diversas atividades ligadas à campanha “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção ao suicídio e da valorização da vida.

As atividades acontecerão no ambulatório e serão direcionadas ao público interno. As propostas vão ocorrer em dois períodos – manhã e tarde -, sempre com uma temática diferente, porém relacionada com a campanha preventiva.

Todos os profissionais que integram o serviço especializado estarão envolvidos nas ações. O Ambulatório de Saúde Mental de Birigui conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos psiquiatras, psicólogas, assistente social, estagiários e uma funcionária que atua no setor administrativo.

De acordo com a coordenadora do Ambulatório, Karoline Mendes Delgado, no local são prestados cerca de 500 atendimentos mês. “Os pacientes chegam por encaminhamento, vindos de outros serviços de saúde do município e, ao ingressarem no Ambulatório, passam por avaliação, onde recebem indicação para o tratamento mais eficiente para cada caso”, disse.

Karoline informou que no espaço também há uma farmácia, onde são dispensados medicamentos psicotrópicos, controlados, que atende todos do município.

REDE DE APOIO

Sobre a semana de prevenção ao suicídio, a coordenadora explicou que o objetivo com as ações é promover a valorização da vida, em especial neste momento pós-pandemia, que gerou sofrimento mental para muitas pessoas.

Karoline reforçou para que as pessoas com pensamentos suicidas procurem as redes de apoio do município que são: as 11 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), com apoio do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família); Ambulatório de Saúde Mental, CEMADI e Pronto Socorro Municipal.

Acompanhe o cronograma das atividades do Setembro Amarelo:

Segunda-feira (12/09)

Atividade: Alongamento e leitura alusiva a data, com abertura para esclarecer dúvidas. Também será desenvolvida Atividade Árvore, para trabalhar os sentimentos.
Horário: 7h30

Tarde
Atividade: Informativo sobre autocuidado com Nany e equipe
Horário: 13h

Terça-feira (13/09)

Atividade: Alongamento e leitura
Dança Circular
(Nasf).
Horário: 9h30

Tarde
Atividade:
Técnicas de Respiração
Horário: 14h
Com entrega de panfletos com a técnica

Quarta-feira (14/09)

Atividade: Alongamento e leitura
Saúde Mental e atividade física: momento zumba
Horário: 9h30
Com entrega de panfletos sobre a importância da atividade física para promoção de saúde.

Tarde
Atividade:
Dança Circular (Nasf)
Horário: 14h

Quinta-feira (15/09)
Atividade: Alongamento, recitação/leitura e sessão de cinema, com exibição do episódio 3 da série Moder Love temp: "Me aceita como eu sou, quem quer que eu seja". Após, haverá roda de conversa.
Horário: 7h30

Tarde
Atividade:
sessão de cinema com o mesmo episódio
Horário: 14h30
Com distribuição de pipoca e refrigerante

Sexta-feira (15/09)

Atividade: Alongamento e recitação/leitura
Horário: manhã e tarde
Roda de conversa com o tema "Manejo de crise"

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »