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31/08/2022 às 15h30min - Atualizada em 31/08/2022 às 15h30min

Marketing digital: por que é importante?

Com as atualizações que vêm ocorrendo dentro do mercado, as empresas buscam cada vez mais formas para atrair a atenção do consumidor e conquistar um espaço dentro do segmento, fazendo com que muitas estratégias sejam feitas com o marketing digital.

Imagem/Divulgação
O marketing digital é o ato de promover os produtos, serviços ou até mesmo o nome da marca por meio das mídias digitais, comunicando-se com os consumidores de uma forma mais direta e também, personalizada.

Embora o marketing em si ainda seja muito utilizado pelas empresas de diferentes mercados, desde uma fabricante de bateria estacionária para placa solar até uma indústria alimentícia, o formato digital está sendo chamado de novo marketing.

Isso ocorre devido a grande presença do público dentro do ambiente online, fazendo com que as estratégias para conquistar e converter consumidores seja diretamente direcionada para esses ambientes por meio de canais digitais, como:
  • Blog;
  • Motores de busca;
  • Sites;
  • Mídias sociais;
  • E-mail.
A introdução do marketing nos ambientes onlines se tornam cada vez maiores devido ao número de usuários que vem crescendo a cada dia, e também, ao número de aparelhos eletrônicos que são lançados e consumidos cotidianamente.

Por meio desses canais e os recursos do marketing digital, as empresas buscam atrair consumidores e satisfazer seus desejos ou solucionar os problemas que estão tendo.

O marketing digital também é um recurso utilizado por ONGs ou associações, cujo foco pode ser atrair um público para contribuir com os seus planejamentos.

Com recursos e estratégias das quais são feitas com alguma agilidade e também, possuem ferramentas e softwares como auxiliares, o marketing digital está se tornando um recurso cada vez mais importante para as empresas utilizarem.

O surgimento do marketing digital

Antes de uma empresa de lavanderia planejada em L usufruir dos recursos de marketing digital que existem na atualidade, essa estratégia começou a surgir algumas décadas atrás com a introdução da internet dentro da sociedade.

Por volta dos anos 90, as empresas começaram a observar e ver que a internet no cotidiano da sociedade poderia ser uma forma de conquistar ainda mais consumidores no mercado em que atuavam.

Embora algumas empresas acabaram sumindo neste período, outras usaram recursos como os primeiros softwares de comunicação para fazer as primeiras vendas online, o que acabou sendo denominado como período de Web 1.0, por conta dos mecanismos de busca.

Visto que durante esse período, diferentes plataformas digitais surgiram e ganharam força na sociedade e também no mercado, facilitando para que as estratégias de marketing de um compressor de ar parafuso usado se tornassem mais fácil de atingirem a sua meta.

Com o passar do tempo, a tecnologia foi ficando cada vez mais acessível para outros públicos e com isso, o termo de marketing digital acabou ganhando ainda mais força dentro do mercado por meio das empresas que já utilizavam as suas estratégias.

A introdução de sites e blogs impulsionou boa parte do mercado, e as estratégias passaram a ficar cada vez mais personalizadas com o surgimento das redes sociais, que por serem em diferentes formatos e abrigar diversas mídias, aumentou ainda mais as estratégias.

Com o mobile crescendo dentro do mercado e os avanços que foram sendo feitos na internet, tendo gerações e diferentes modos para navegar nos ambientes onlines, a indústria acabou crescendo e com isso, buscando várias formas de ter seu espaço.

O que acabou ocasionando uma maior competição dentro de diferentes ramos para ter uma boa credibilidade e ser uma referência para outras empresas e consumidores que buscam por produtos e serviços do ramo.

Por isso, com diferentes estratégias e meios de serem vistas, a personalização de cada empresa com estratégias do marketing digital permitiu que houvesse um grande desenvolvimento da área que passou a ser cada vez mais necessária.

A importância

Se uma empresa de transferencia de veiculos busca saber o porque este formato de marketing é importante para os seus negócios, um dos principais pontos que deve ser citado é a facilidade que tem para conquistar um público-alvo.

Por conta da presença online do qual é criada, usar o marketing digital acaba favorecendo para que a empresa consiga converter um bom número de leads por meio de estratégias de conteúdo ou otimização nos motores de busca.

A presença de uma empresa online não somente se tornou importante por conta dos seus consumidores, mas também para a concorrência em mercados disputados como o de persiana blecaute automática.

Por isso, quanto mais uma empresa usar o marketing digital e conquistar uma presença online, maior serão as chances de serem vistas pela concorrência e instigar um agito dentro do mercado com as criações de estratégias personalizadas aos consumidores.

Com o marketing digital, uma empresa pode conseguir ter uma maior definição dos seus resultados devido às plataformas apresentarem números e dados que contribuam com isso, de modo que, possam identificar o que está sendo assertivo e o que precisa ser melhorado.

Por isso, é importante que o marketing digital não somente seja praticado como também monitorado para fazer com que as estratégias que não estão funcionando sejam interrompidas e ajustadas.

Os benefícios

Após uma empresa de válvula extratora keg, escolher investir em estratégias de marketing digital para fazer com que seus objetivos sejam conquistados mais facilmente, alguns benefícios desta escolha acabam colaborando com a empresa. 

01. Pode ser realizado com pouco investimento

Um dos maiores benefícios dentro do marketing digital são as possibilidades que ele apresenta, e em boa parte delas, acaba não sendo necessário um grande orçamento para que possam ser realizadas.

Se uma empresa está iniciando no ramo ou então outra não possui um capital que possa somente ser destinado para o marketing, a boa notícia desta estratégia é que ferramentas e ambientes onlines dos quais são usados são gratuitos.

E um investimento financeiro pode ser realizado posteriormente com impulsionamento de anúncios, embora algumas empresas acabam preferindo o formato orgânico nas redes para ganhar ainda mais credibilidade.

02. Melhora de relacionamentos com o consumidor 

Fortalecer relacionamentos no convívio social é importante, e dentro do mercado também, especialmente, entre as empresas com os seus consumidores.

Tanto no formato de B2B ou B2C, as empresas podem usar o marketing digital como um meio para que esse relacionamento que acaba sendo construído e nutrido durante e após a jornada de compra se torne ainda mais forte.

Porque com a chegada de novos produtos ou otimizações daqueles que já existem, como uma bomba submersa ABS, por exemplo, esses consumidores irão não ter a tendência de comprar como também, de compartilhar com amigos e familiares.

Essa fidelização por parte do consumidor pode proporcionar que as empresas criem estratégias que mantenham esse elo, como ofertas e mensagens enviadas de forma personalizada.

03. Acompanhar a jornada de compra

Por estar tudo feito de um ambiente online, as estratégias de marketing permitem um maior acompanhamento de como está a jornada de compra do consumidor, de modo que possa identificar o que o conduz como também, o que pode afastar.

Pelas estratégias conterem pontos específicos que podem conduzir até a próxima etapa, quando se há um grande número de pausas ou desistências nestes pontos, acabam fazendo com que se tenha uma maior atenção para reverter o caso.

Acompanhar a jornada de compra de um consumidor pode contribuir para que as próximas estratégias tornem o funil de vendas ainda mais eficiente.

04. Referência no mercado

A concorrência dentro do mercado é um dos pontos que fazem as estratégias de marketing digital cada vez mais serem personalizadas de acordo com a imagem ou os objetivos que os empreendimentos possuem e planejam conquistar.

Quando se utiliza esses recursos, é possível que acabe se tornando uma referência no meio e acaba inspirando.
Além de instigar ainda mais a concorrência para que haja uma movimentação no mercado do qual faça esse negócio ganhar o doco.

05. Resultados de longa duração   

Com o marketing digital, os resultados que as empresas conquistam podem ter uma longa duração, especialmente porque com uma estratégia, uma boa quantidade de consumidores podem ser fidelizados e serão eles que irão refletir nos resultados futuros.

Por isso, quanto maior for o planejamento e mais assertivo ele for para a audiência certa, maiores serão os resultados que a empresa irá alcançar ao longo da sua atuação no mercado.

Considerações finais

Portanto, o marketing digital vem ganhando cada vez mais força dentro do mercado, e se tornando uma estratégia básica para todas as empresas que desejam criar uma presença online por meio de blogs, sites, mídias sociais ou em plataformas de busca.

Surgindo na década de 90 com a introdução da internet dentro da sociedade, indústrias de diferentes nichos como de concreto fck 25 mpa ou de cosméticos passaram a observar que a sociedade estava mais presente dentro dos ambientes onlines.

Essa observação permitiu que as empresas criassem estratégias e utilizassem recursos para que cada vez mais a presença online fosse estabelecida, os leads fossem fidelizados e houvesse um destaque entre a concorrência.

Um dos pontos mais positivos do marketing digital é que, mesmo com baixos recursos de investimentos, as estratégias de marketing podem ser utilizadas e ainda sim, apresentar bons resultados para a empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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