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31/08/2022 às 14h42min - Atualizada em 31/08/2022 às 14h42min

Facebook: como analisar o engajamento?

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas pelas empresas para se comunicar com clientes e potenciais clientes. Mas, não basta apenas criar um perfil, é necessário fazer com que os seguidores se engajem com a marca na plataforma.

Imagem/Divulgação
Quando se trata de conquistar pessoas na internet, não existe uma fórmula única que todas as organizações podem usar. Mesmo assim, é muito importante entender um pouco mais sobre esse assunto para investir nas estratégias certas.

Dentro do marketing digital, o engajamento acontece quando o usuário realiza uma ação, depois de consumir um conteúdo oferecido pela marca. Dentre as ações possíveis temos os cliques, comentários, curtidas e assim por diante.

Elas podem ser usadas como métricas para avaliar o alcance da postagem, o número de seguidores e a taxa de engajamento. Para qualquer tipo de negócio, ter seguidores engajados é indispensável para o sucesso do planejamento de marketing.

Mais do que isso, ele promove um relacionamento positivo e que traz benefícios para as companhias e os consumidores.

Neste artigo, vamos mostrar como você pode analisar o engajamento, qual é a importância dele para as empresas e explicar as principais métricas do Facebook.

Como analisar o engajamento?

Hoje em dia, as curtidas em uma publicação nas redes sociais podem ser compradas, com exceção de algumas empresas e pessoas públicas, a maioria das páginas no Facebook precisam de um investimento para conquistar curtidas.

Nesse contexto, a primeira coisa que precisa ser considerada são as pessoas que já curtiram a página. Por meio da ferramenta Facebook Business Suite, se você clicar em “insights”, vai descobrir se os seguidores estão de acordo com o perfil da persona.

Para um fabricante de ciclone separador isso é muito importante porque os usuários que visualizam suas postagens precisam realmente se interessar por suas soluções.

Não tem sentido, por exemplo, um perfil que fale sobre games ser seguido por pessoas que estão interessadas em maquiagem. Quando isso acontece, o nível de engajamento é muito baixo.

Outra maneira de mensurar o nível de engajamento nessa plataforma é por meio das opções “visão geral” e “resultados”, também presentes na seção “insights”.
Por meio deles, é possível descobrir o número de usuários que visualizaram as publicações, além de ter acesso a um gráfico que mostra todas as oscilações.

Veja que tipo de interação o público teve com cada conteúdo publicado, pois essa informação é muito útil para descobrir qual tipo de postagem mas agrada seus seguidores e estimula diversas ações, como:

●Curtidas;
●Comentários;
●Compartilhamentos;
●Salvamentos.

Um fabricante de guidão de moto também pode analisar os tipos de conteúdo que geram mais engajamento com a audiência. Isso mostra a importância de variar nos tipos de conteúdos na página.

Por exemplo, ao invés de postar apenas imagens, uma boa opção é publicar conteúdos em formato de texto e vídeos.
Descubra quais são os resultados obtidos quando sua marca compartilha um link, visto que isso ajuda a entender quais são as expectativas do público em relação à fanpage.

Hoje em dia, é natural que as organizações tenham um site institucional, afinal, ele é a base para todas as estratégias de marketing digital.
Nesse sentido, acompanhe constantemente o número de visitas provenientes do Facebook, isso porque direcionar o público dessa plataforma para o site é uma excelente estratégia.

Para fazer essa análise, acesse a plataforma do Google Analytics e vá até a opção “origem/ mídia” no menu “aquisição” e filtre o termo “Facebook”.
Mas, enquanto estiver analisando o nível de engajamento da plataforma, procure não focar nas métricas de vaidade, como no caso da quantidade de seguidores da sua página ou as curtidas em uma foto.

Essas métricas até podem ajudar a entender a aceitação do público em relação às postagens, mas não são dados que trazem informações muito importantes.

Uma empresa de polimento piso granito deve analisar números e dados que vão traçar estratégias e facilitar as tomadas de decisão. É o caso, por exemplo, de uma postagem com um link para uma plataforma e-commerce que ajuda a mensurar a taxa de conversão.

Importância do engajamento no Facebook

Quando o posicionamento comercial não se reflete no comportamento de outras pessoas, acaba se perdendo.

Em outras palavras, se as ações do seu negócio nas redes sociais não geram engajamento, significa que ele está falando sozinho.

Naturalmente, fica muito mais difícil alcançar seus objetivos e ainda mais complicado obter um bom retorno financeiro. Tampouco a marca vai conseguir trabalhar seu branding, por isso, a falta de engajamento representa uma perda de tempo.

Quando a organização busca o engajamento, consegue fazer com que os seguidores assimilem seu posicionamento, que acontece por meio de textos no blog e postagens de vídeos e imagens nas redes sociais.

Se o engajamento no Facebook é positivo, um fabricante de caixa de gordura externa inox consegue melhorar até mesmo o uso de seus produtos, além de promover a participação dos funcionários em ações internas e externas.

Quais são as métricas principais do Facebook?

Para saber medir o nível de engajamento nessa plataforma, é essencial conhecer suas principais métricas. São elas:

Frequência

A frequência nada mais é do que a quantidade de vezes que o mesmo usuário se depara com os anúncios da marca. Analisá-la é muito importante para descobrir se suas estratégias de marketing são bem aceitas pelo público ou se precisam ser melhoradas.

Se o mesmo anúncio é exibido várias vezes para a mesma pessoa, acaba causando o efeito inverso e levando o usuário a ignorá-lo.

Uma empresa de enchimento de isopor para puff deve segmentar adequadamente o público e selecionar quem realmente pode ser impactado por suas campanhas.

Número de impressões

Para ter certeza de que os anúncios no Facebook estão trazendo os resultados esperados, é necessário saber qual é o número de impressões das campanhas.

A empresa vai analisar quantas vezes sua publicação foi exibida, independentemente da quantidade de cliques que ela recebeu. Lembre-se de que o mesmo anúncio pode ser visto pelo mesmo usuário várias vezes.

Então, quando for visualizar o número de impressões, é normal ter dúvidas em relação à diferença entre elas, o alcance e as visualizações.
Mas, as impressões mostram o número total de vezes que uma publicação foi exibida para os usuários, dentro de determinado período.

Alcance

Analisar o alcance é muito importante para as estratégias de marketing digital, pois assim a marca vai saber como está o desempenho de suas estratégias pagas e orgânicas.

As estratégias orgânicas de um fabricante de transformador de 250 kva são as postagens que não necessitam investimento em dinheiro. São os posts que atraíram visitas espontaneamente e que correspondem a um percentual bem baixo.

Quantas estratégias pagas, nada mais são do que anúncios publicados ou postagens que foram impulsionadas, por meio de investimento financeiro.

Ao avaliar o alcance, também é possível ver avaliações negativas e uma análise profunda sobre elas ajuda a entender que tipo de conteúdo desagrada sua audiência.

Visualizações de página

Esse indicador, por sua vez, é fundamental para construir uma estratégia de marketing nas redes sociais.

Por meio dele, seu negócio vai entender a origem do tráfego, os aplicativos usados para acessar e as seções de página mais visualizadas.

Uma empresa de estropo também pode ver informações demográficas sobre os visitantes, e uma das maiores vantagens de acompanhar esses dados é poder extrair insights que vão otimizar a estratégia.

As informações desse campo também ajudam a definir pontos de melhoria, compreender qual é o perfil do público e ainda otimizar campanhas para os dispositivos usados pelas pessoas.

Número de fãs

Saber qual é a quantidade de fãs que a página do seu negócio possui é fundamental para compreender o sucesso da estratégia, mas de maneira isolada, essa métrica não traz muitas informações.

Isso porque de nada adianta ter muitos seguidores, se o nível de engajamento é muito baixo. Ao acompanhar essa métrica, um fabricante de faca para guilhotina industrial saberá se está conseguindo ou não atrair seguidores novos.

Também é uma forma de acompanhar a evolução da quantidade de seguidores, descobrir de onde eles vêm e quais são aqueles que deixaram de seguir.

Se perceber que o número de seguidores está diminuindo muito, é necessário rever alguns conceitos porque pode ser que eles não estejam de acordo com a persona.

Considerações finais

Não é de hoje que o Facebook é uma das redes sociais mais importantes para as estratégias de marketing de qualquer empresa, mas o nível de engajamento dos seguidores precisa ser satisfatório.

É assim que os investimentos em estratégias dentro dessa plataforma serão mais valorizados e os retornos serão muito melhores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos
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