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31/08/2022 às 14h20min - Atualizada em 31/08/2022 às 14h20min

Erros que você deve evitar em sua gestão de redes sociais

As redes sociais são excelentes ferramentas de marketing para qualquer empresa que queira se destacar e alcançar o sucesso. Mas, da mesma forma como podem ajudar um negócio, podem levá-lo ao fracasso, caso não sejam bem utilizadas.

Imagem/Divulgação
Uma má gestão dessas plataformas pode prejudicar a imagem da marca perante sua audiência e é muito difícil lidar com uma repercussão negativa depois que ela acontece.

Um dos erros mais graves que uma organização pode cometer é postar alguma coisa e apagar logo em seguida, principalmente se perceber que o público não reagiu como o esperado.

Para construir um relacionamento proveitoso com a audiência, é fundamental saber fazer uma boa gestão dessas plataformas, o que inclui escolher bem as postagens, interagir com os seguidores e manter o perfil sempre atualizado.

Mas, para quem está começando a divulgar o empreendimento por meio delas, alguns erros e deslizes podem acontecer. Eles prejudicam todos os investimentos nesses canais, portanto, é necessário evitá-los.

Neste artigo, vamos mostrar os principais erros que precisam ser evitados, a importância de gerenciar corretamente as redes sociais e dar algumas dicas para fazer isso do jeito certo.

Erros mais comuns nas redes sociais

As redes sociais fazem parte do planejamento de marketing de marcas dos mais variados segmentos, mas para que as estratégias tragam excelentes resultados, é necessário evitar alguns erros. São eles:

Não adaptar a linguagem

As mídias sociais possuem aspectos diferentes e é necessário estabelecer uma comunicação alinhada com elas. Por exemplo, no Facebook o negócio pode fazer brincadeiras e usar emojis, mas no LinkedIn isso não pega bem.
Nesse caso, mesmo que ambos os conteúdos falem, por exemplo, sobre kit elevatório upgrill, ambos precisam ser adaptados para a plataforma onde serão postados.

Não saber interagir

As pessoas gostam de acompanhar discussões e polêmicas, e nas redes sociais, esse tipo de conversa fica muito mais exposta e os usuários costumam interagir ainda mais.
Por conta disso, o ideal é contar com profissionais preparados que saibam interagir e não se deixem levar pela emoção, caso contrário, pode ser um grande prejuízo.

Não criar um plano estratégico

Para atingir um objetivo, é necessário criar um plano estratégico voltado para o relacionamento com a audiência. De nada adianta publicar uma grande quantidade de conteúdos se seus seguidores não acessam esses canais com tanta frequência.

A publicação também não vai trazer resultados satisfatórios se for postada em um horário em que as pessoas não estão online.
É fundamental saber a hora certa de postar e a quantidade certa, sem falar na necessidade de escolher o formato ideal.
Nas redes sociais, eles podem variar muito, como:
  • Textos;
  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Enquetes.
Um fabricante de argolas de aço inox para selaria deve escolher a linguagem mais apropriada com sua audiência, estabelecer as metas que deseja aplicar, o momento da postagem e o tipo de estratégia que vai aplicar.

Não saber quem é a persona

Outra coisa muito importante é saber quem é a persona do negócio, ou seja, o perfil de cliente ideal que compraria com você.

Ela reúne informações verídicas sobre clientes, como idade, gênero, profissão, estado civil, entre outras. É com base nesses dados que a empresa vai publicar conteúdos que geram engajamento e sejam relevantes.

Falta de constância nas publicações

É fundamental estar presente nos canais onde seu público está, mas mais importante do que isso é estabelecer a frequência com que se vai publicar.
É assim que a marca vai criar um relacionamento com as pessoas e se aproximar delas, aumentando sua credibilidade no mercado.

Importância de gerenciar as redes sociais

As redes sociais são plataformas que as pessoas usam para se conectar umas com as outras, compartilhar informações e se manterem atualizadas.

As mais populares no Brasil são Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, YouTube e LinkedIn, mas existem muitas outras que estão crescendo e podem fazer parte das estratégias de marketing de um fabricante de peruca full lace humana cacheada.

Empresas do mundo todo criam seus perfis com o intuito de atrair seu público, se relacionar com eles e aumentar suas vendas.

Entretanto, para alcançar seus objetivos, as companhias precisam fazer uma boa gestão das redes sociais. Aliás, antes mesmo de investir tempo e dinheiro nas postagens dos conteúdos, a estratégia precisa estar bem clara.

Isso consiste em como cada canal será utilizado e qual é o objetivo de usá-los. Uma boa gestão começa com a criação de um planejamento que mostra como e com que frequência a marca deve se comunicar com o público.

É importante definir os assuntos que interessam para a audiência e de que maneira mensurar os resultados. É assim que um fabricante de valvula gaveta flangeada vai conquistar credibilidade e preservar sua reputação.

Mas, para conseguir todos esses resultados, é necessário saber trabalhar em cima de uma boa gestão de redes sociais.

Dicas de gestão nas redes sociais

Para fazer uma boa gestão de redes sociais e alcançar excelentes resultados, existem algumas estratégias que precisam fazer parte do seu planejamento. São elas:

Prezar pela qualidade

As pessoas estão presentes nas redes sociais em massa, mas por conta da quantidade de perfis ativos, muitas postagens passam despercebidas.
Se o conteúdo não agrega valor e não for relevante, provavelmente não vai alcançar o objetivo que a empresa deseja.

Sua qualidade precisa ser digna de compartilhamento e a empresa precisa ter critérios antes de fazer uma publicação. Pense em conteúdos valiosos que respondam a uma pergunta específica para que a gestão seja realmente boa.

Definir um cronograma de postagem

Não existe um horário específico para postar nas redes sociais, afinal, os públicos são diferentes, assim como as companhias. Seguir horários recomendados e não monitorá-los é a fórmula perfeita para perder boas oportunidades.

Uma empresa de impermeabilização de caixa d’água de amianto deve testar suas publicações em horários diferentes. Após isso, é necessário identificar em quais dias e intervalos o engajamento foi maior e considerá-los no cronograma.

Construir uma presença constante

As hashtags devem ser usadas de maneira estratégica e as menções devem falar sobre pessoas que importam para o post. Não usar essas práticas pode provocar um furo no engajamento e prejudicar o tráfego.

Quando estiver criando uma hashtag da marca, use uma palavra fácil de soletrar. Prefira alguma coisa que fique proeminente no banner de um evento ou que vai chamar a atenção das pessoas, marcando a memória delas.

As hashtags devem ser usadas de maneira estratégica, pois o uso excessivo pode prejudicar a qualidade da postagem. Um fabricante de piscina de alvenaria com prainha pode usar algumas delas no Instagram para impulsionar o post.

Hoje em dia, existem ferramentas de monitoramento de mídias sociais que ajudam a rastrear as hashtags e possibilitam participar de conversas.

Aproveitar postagens antigas

Existem alguns profissionais especializados no gerenciamento de redes sociais que são mais conservadores. Eles divulgam, no máximo, uma ou duas vezes os posts do blog, mas essa atitude só desvaloriza o investimento feito.

Comece a testar o poder de materiais mais antigos, pois eles não exigem novos investimentos e podem trazer resultados surpreendentes.

Responder perguntas

Cada vez mais pessoas procuram as organizações nas redes sociais, como uma empresa de locação de container marítimo,para fazer perguntas sobre as soluções e obter informações.

Por conta disso, é necessário ir além da postagem de conteúdos, respondendo às perguntas mais importantes. É uma forma de ter mais transparência e conquistar a confiança do público.

Ademais, não é possível conquistar uma comunidade realmente engajada se não existe diálogo entre vocês. Uma das maneiras mais simples de iniciar uma conversa é respondendo ou fazendo perguntas.

Nesse contexto, faça perguntas para seu público, de modo que as pessoas parem para refletir antes de responder.

Criar uma narrativa

Quando uma pessoa quer mais informações sobre uma solução, por exemplo, lataria para autos, vai se interessar por uma boa narrativa, pois isso faz parte dos interesses do ser humano.

A marca pode compartilhar histórias de sucesso de outros clientes e até de seus funcionários no Facebook. Aliás, essa rede social funciona muito bem para publicações mais longas, como no caso das narrativas.

Considerações finais

Portanto, as redes sociais são plataformas imprescindíveis para o sucesso de qualquer empresa e na construção de sua presença na internet. Mas, não basta apenas criar um perfil para a marca, é necessário saber administrá-lo.

Uma boa gestão de redes sociais é a melhor forma de valorizar essa prática e todos os investimentos voltados para ela. Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre elas e como transformá-las em verdadeiras ferramentas de divulgação e interação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
 
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