AtaNews Publicidade 728x90
31/08/2022 às 13h00min - Atualizada em 31/08/2022 às 13h00min

9 passos para motivar funcionários e ter uma equipe produtiva

Todas as empresas que se esforçam para motivar os seus colaboradores disputam com mais liberdade os primeiros lugares no pódio dentre os negócios mais bem-sucedidos do mercado. E alcançar essa marca não é algo a se conseguir do dia para a noite.

Imagem/Divulgação
A realidade é que, com o avanço da economia, das políticas públicas em prol da integridade dos profissionais e, sobretudo, da otimização que a tecnologia proporciona até para uma empresa de doces sob encomenda, o bom trato dos funcionários se tornou obrigatório.

De maneira que investir na otimização do engajamento, da satisfação e da autoestima dos colaboradores deixou, há muito tempo, de ser um diferencial e passou a ser um pré-requisito básico, sem o qual nenhuma companhia pode prosperar ou até existir.

Trabalhando no ramo de impermeabilização de fachadas exteriores ou mesmo nas lojas de conveniência, não se faz nada de produtivo em uma empresa sem dispor de pessoas bem preparadas e motivadas para realizar as tarefas que lhes são atribuídas.

Por esta razão, e para que seja possível implementar uma evolução considerável em relação a esse aspecto, este artigo servirá como guia para informar sobre a importância de motivar os funcionários para a melhora no trabalho, visando o crescimento da empresa.

Serão dadas orientações sobre como otimizar este processo, sobretudo em atividades que exigem mais desta qualidade nos subordinados, como é no exemplo das cuidadoras de creche do berçário 1, ou mesmo dos integrantes de um restaurante de shopping.

Por fim, serão dadas dicas práticas a este respeito, para que seja possível implementar ainda hoje as mudanças necessárias para o engajamento das equipes.

A importância de motivar os funcionários

Para responder esta pergunta, é necessário refletir um pouco primeiro a respeito do que é que move as pessoas todos os dias. Cada indivíduo é formado por um conjunto de influências, informações e objetivos que o torna único e incomparável dentre os demais.

Mas, pensando também no sentido oposto, existe uma coisa que todos têm em comum, que é a busca constante pela felicidade. É aí que está o critério central que diferencia um funcionário que está tão somente satisfeito de um que se mostra realmente motivado.

Um subordinado que está apenas satisfeito realiza as suas demandas de rotina e espera com ansiedade pelo final do expediente para voltar para a sua casa. Ele pode se apresentar acomodado nesta situação ou mesmo estar à procura de uma nova proposta de trabalho.

Estando em busca de algo melhor, e enxergando o seu posto atual como algo meramente transitório, o operário que não recebe equipamento de proteção individual motosserrista da sua empresa não irá hesitar em abandoná-la por outra que proporcione este direito.

Pensando por outro lado, um colaborador realmente motivado vai muito além daquilo que lhe é pedido.

Ele é mais propenso a investir o seu tempo em refletir acerca das formas de melhorar os processos da companhia do que em buscar por outras oportunidades de emprego. Isso ocorre, pois ele veste a camisa e quer dar o sangue pela vitória da empresa.

Neste tipo de relacionamento, todos saem ganhando. O colaborador, que se sentirá feliz e plenamente contente com o que faz, e a empresa, que verá os seus lucros aumentarem com o auxílio do seu time de colaboradores.

É justamente nesse momento que o profissional do setor de Recursos Humanos precisa marcar presença estrategicamente e saber ouvir o seu público interno, bem como entender os seus anseios e limitações, a fim de realizar ações que promovam o entusiasmo.

Um dos maiores atritos enfrentados no mundo da gestão de pessoas é a tendência centralizadora. Talvez, em algum momento, nos tempos passados, esse modo de liderar até chegasse a funcionar.

Entretanto, em uma sociedade totalmente integrada em rede, na qual saber aplicar determinado saber é o que pode ser fundamental na hora da conquista de uma conta ou final de um projeto, ter uma pessoa capaz de fazer tudo sozinha é quase impossível.

Por este motivo, e para que seja possível abraçar todas as demandas sem pecar contra a qualidade de nenhuma delas, seja em um atendimento no SAC ou em uma investigação confirmatória cetesb, os líderes também precisam saber delegar.

Não existe nada mais desgastante para um bom membro que ter o seu chefe a todo tempo fazendo tarefas que deveriam ser suas. Pior ainda é quando, depois de tudo estar planejado, o superior resolve atropelar a sua equipe para finalizar a demanda do seu modo.

Otimizando a motivação dos subordinados

A motivação é um atributo que possui o potencial de possibilitar que a gerência de uma empresa atinja, ou até mesmo supere, as metas da mesma.

Sem um local de trabalho rico em elementos de motivação, o empreendimento pode se encontrar até mesmo em uma situação de risco. Empregados motivados podem levar ao avanço da produtividade e possibilitar que a empresa realize muito mais em menos tempo.

É impossível imaginar o sucesso vindo por meio de um funcionário sem motivação em um supermercado, por exemplo. Ele pode passar grande parte do dia batendo papo, verificando o telefone, desperdiçando tempo de trabalho e até mesmo procurando outro emprego.

Ele, muito provavelmente, não terá pressa para realizar tarefas. Por esta razão, não é exagero afirmar que esse tipo de indivíduo consiste basicamente em um desperdício de tempo e dinheiro para a empresa.

Assim, não adianta nada investir em um belo revestimento metalico fachada para a sede presencial da companhia sem ter uma resolução definitiva quanto a esses detalhes acerca desse colaborador.

É possível imaginar também como o comportamento desse funcionário desmotivado pode afetar as outras pessoas, tanto os demais funcionários, quanto os próprios clientes atendidos por ele.

É provável que ele faça reclamações acerca do trabalho sempre que o superior não estiver por perto. Ainda que muitas delas sejam legítimas, isso não faz apenas com que os demais gostem de ouvir esse tipo de discurso desgastante, mas colabora para desmotivar.

Além do mais, se esse indivíduo reclama da empresa, o efeito disso também poderá ser similar a uma doença contagiosa, que irá se alastrar entre os outros colaboradores, podendo gerar um efeito catastrófico.

Sem falar nos clientes, que são as últimas pessoas do mundo que um empreendedor deseja que fique escutando este tipo de discurso.

Manter os funcionários motivados consiste, portanto, em um exercício que pode trazer os resultados em forma de diversos benefícios para a empresa, tais como:
  1. Aumento do compromisso com o ofício;
  2. Crescimento da sensação de pertencimento;
  3. Desenvolvimento da apresentação de resultados;
  4. Otimização da eficiência de cada tarefa.
Motivar os funcionários é parte fundamental do trabalho de todo e qualquer gestor, uma vez que essa prática permite que as equipes alcancem ótimos desempenhos dia após dia.

Dicas para motivar mais os colaboradores

Por fim, e para que não seja preciso pôr em prática nem mesmo um projeto climatização residencial com operários desmotivados e inadequados para o ofício, será de grande importância oferecer essas orientações para ter melhor motivação no local de trabalho.

Para motivar os colaboradores a darem seu melhor, fazendo incentivos e iniciativas eficientes, será bom e útil começar por:
  1. Oferecer remunerações adequadas;
  2. Treinar e capacitar os talentos;
  3. Fornecer programas de incentivo;
  4. Investir em um bom clima organizacional;
  5. Proporcionar condições de trabalho adequadas;
  6. Promover eventos corporativos;
  7. Implementar a negociação das horas;
  8. Fornecer uma sala de descanso;
  9. Incentivar a prática de exercícios físicos.
Através de um bom salário, justo e compatível com o que o restante do mercado oferece e, se for possível, fornecendo até mesmo um grau de competitividade com as outras empresas, 99% dos problemas de motivação serão solucionados.

Entretanto, não é só de dinheiro que se trata a questão. Para manter a saúde emocional e o vigor do subordinado durante os trabalhos, é fundamental o investimento no clima da organização, nas condições de trabalho e na negociação das horas.

Por fim, com o fornecimento de locais lúdicos para descanso, refeição e higiene mental, bem como eventos para quebrar a rotina e bonificações com descontos em academias, está completo o passo a passo para tornar um funcionário mais motivado.

Considerações finais

Muitos nem imaginam, mas até mesmo um uniforme serviços gerais feminino faz grande diferença no que diz respeito à sensação de pertencimento e ao engajamento dos funcionários deste tipo de trabalho manual.

Porém, é somente através da observância da importância da motivação emocional e psicológica dos colaboradores, e por meio das dicas necessárias para realizar esse procedimento, que uma empresa poderá contar com empregados mais eficientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »