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31/08/2022 às 12h45min - Atualizada em 31/08/2022 às 12h45min

Afinal, por que usar o WhatsApp Business para vender mais?

Com o WhatsApp Business, é aberta uma nova janela com um vasto horizonte de possibilidades para todos aqueles que, ao abrir o próprio negócio, anseiam por uma comunicação mais dinâmica, prática e objetiva com os seus clientes.

Imagem/Divulgação
Não existe uma forma mais fácil de fidelização dos consumidores que a boa e velha atenção às suas necessidades.

Tanto a criação de um endereço fiscal para ecommerce como de uma página no Instagram podem ajudar a criar essa proximidade.

Mas, é somente por meio da criação de um diálogo eficaz no chamado um para um que se pode construir uma relação cujo objetivo é vender rápido, entregar rápido e receber o dinheiro rápido das mãos dos consumidores, seja vendendo persianas ou automóveis.

A grande verdade é que com o avanço do marketing digital, ter uma número no WhatsApp Business já deixou há muito tempo de ser um diferencial, passando a ser um pré requisito básico, levando em conta que os clientes não aceitam mais ser atendidos de forma lenta.

Dessa forma, e para que seja possível ver como até um hotel de cachorro pode atender por esta plataforma, este artigo mostrará como vender mais por meio dela, apontará argumentos em prol da sua importância e as principais vantagens do seu uso.

Como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business consiste em um segundo aplicativo diferente do WhatsApp tradicional, e é voltado exclusivamente para as pequenas empresas, como os próprios criadores do app afirmaram.

Aqueles que já possuem a plataforma normal precisará ainda baixar o comercial no celular e adquirir um novo número, uma vez que não é possível manter o mesmo nos dois aplicativos.

Por ser um programa voltado ao setor comercial, o Whatsapp Business alcançou grande sucesso logo após o seu lançamento no território nacional.

Essa era uma vitória previsível, já que quando o novo app foi lançado, quatro entre cinco empresas já utilizavam o aplicativo para se comunicar com os consumidores. É o que foi apontado por uma pesquisa realizada pela consultoria Morning Consult.

Vendendo uma persiana painel para sala em uma loja de móveis ou mesmo trabalhando como corretor de imóveis, essa alternativa consiste em uma forma eficaz para trabalhar de maneira tranquila, separando o número pessoal do profissional da empresa.

Dessa forma, as principais utilidades da plataforma estão voltadas para as demandas de atendimento ao cliente, procedimentos de vendas, marketing digital e suporte.

Nos dias de hoje, é praticamente inegável a constatação de que o aplicativo é uma das principais maneiras de vender pelo digital e, ainda que a pessoa tenha um e-commerce, é imprescindível se valer deste canal para integrar as vendas com essa tática comercial.

Por esta razão, antes mesmo de apontar as dicas práticas de otimização das vendas, é preciso salientar que o empreendedor precisa, para começo de conversa, se preocupar em:
  • Criar um perfil comercial;
  • Preencher bem a descrição;
  • Definir os horários de atendimento;
  • Identificar o endereço do site;
  • Fazer uso dos catálogos de produtos;
  • Automatizar as mensagens;
  • Fazer uso das etiquetas de conversas.
Somente a partir dos ajustes iniciais é que se pode pensar nas melhores maneiras de resolver cada passo da jornada de compra de um cliente por meio deste aplicativo.

É preciso levar todas essas coisas em consideração, seja vendendo online ou offline, tratando-se de produtos ou serviços, alugando espaço para debutantes ou vendendo ingressos de shows, todas as plataformas precisam ser exploradas ao máximo.

No caso do WhatsApp, as ferramentas que encurtam o trabalho ou automatizam os processos não podem ser deixadas de lado, quando o objetivo é vender mais na internet. E é exatamente sobre isso que será abordado no tópico seguinte.

Como vender mais com a plataforma?

Agora, tratando-se propriamente da otimização dos processos de vendas pelo WhatsApp Business, o usuário precisa se atentar aos atalhos para os procedimentos simples, evitando rodeios desnecessários.

Para vender mais com a plataforma, agilizar o atendimento dos clientes e deixar o processo de finalização de compra mais rápido e prático, é necessário:
  • Fazer uso de listas de transmissão;
  • Evitar os grupos;
  • Respeitar as etapas do funil de vendas;
  • Buscar sempre novos contatos;
  • Fazer uso da ferramenta de status;
  • Fazer uso do WhatsApp Pay;
  • Fazer uso de links de pagamento.
É preciso deixar bem frizado que, se o objetivo é encaminhar uma mensagem única com o potencial de ser vista por todos os números no aplicativo, a lista de transmissão é a melhor forma de fazer isso, uma vez que ela evita que um cliente veja a resposta do outro.

Com a aplicação de listas de transmissão, é possível encaminhar uma única mensagem para até duzentos e cinquenta e seis contatos diferentes. Assim, eles receberão a mensagem em sua conversa particular.

Dessa forma, ainda que o alvo da prospecção seja uma empresa de limpeza, ao preparar um conteúdo ou uma oferta, é preciso lembrar de dividir as mensagens que deverão ser recebidas por determinados grupos.

Além disso, o mesmo conteúdo que será enviado para o usuário que acabou de conhecer a loja não pode ser direcionado também para aquela pessoa que já está há bastante tempo em contato com a equipe da empresa.

Junto a isso, é bom destacar a sugestão de que, para conseguir o contato de forma legal e construir uma relação saudável com novos clientes, fazer uso de iscas digitais.

Isto é, recompensas em troca do contato do WhatsApp pode ser a melhor forma de fazer isso.

Portanto, é bom entregar um presente em troca do número do potencial cliente. É possível usar vários tipos de benefícios, tais como os e-books, infográficos, ou mesmo os cupons de desconto.

Além do mais, fazer uso do espaço do Status do WhatsApp pode ser uma excelente maneira de propaganda. Portanto, para deixar a abordagem comercial mais completa, será sempre interessante explorar todas as ferramentas de pagamento.

Qual a sua importância?

Comercializar por meio do WhatsApp Business tem se revelado ser uma ótima opção para qualquer companhia e, por esta razão, o número daquelas que fazem uso deste aplicativo só cresce a cada ano.

O aplicativo hoje está presente na quase totalidade dos celulares e outros dispositivos móveis do território nacional, mostrando como ele é imprescindível na vida dos brasileiros.

Ele é extremamente mais popular e essencial aqui no Brasil do que em qualquer outro lugar do planeta, então não há como fechar os olhos para essa extraordinária ferramenta de marketing digital.

As empresas de comércio eletrônico não podem deixar de usá-lo em suas táticas para venderem mais e aumentar assim o seu faturamento.

Desde a época em que foi criado, no ano de 2017, o Whatsapp Business já modificou a forma de fazer negócio de muitas empresas, tendo sido planejado exatamente para ajudar os empreendimentos a conseguirem manter um contato facilitado com os seus clientes.

Vantagens que dão motivo ao uso

O WhatsApp Business dispõe de uma série de benefícios e ferramentas acessórias para os empreendedores. Coisas que podem ser bastante úteis nos mais distintos contextos.

Seja no fornecimento de um serviço de climatização de ambientes comerciais ou em qualquer loja de departamento local, tais técnicas são praticamente fundamentais em certas empresas dos dias de hoje.

Ao fazer a migração de uma conta pessoal para o estilo empresarial, é possível adicionar alguns dados muito interessantes no perfil, para que possa facilitar a compreensão dos consumidores que desejarem manter contato por meio do número da loja.

Além de fazer uso do nome da empresa ou marca, ainda é possível inserir outras informações fundamentais e usar funções extras, tais como:
  1. Endereço para atendimento;
  2. Horários de funcionamento;
  3. Site ou e-mail para contato;
  4. Mensagens automatizadas;
  5. Etiquetas de contatos;
  6. Visualização de estatísticas;
  7. Catálogo de imagens dos principais produtos.
De forma particular, esse catálogo de produtos poderá ser estipulado a partir de imagens de diferentes itens que constituem o estoque da empresa, e adicionando também os seus respectivos preços em cada um deles.

Isso trará ainda informações adicionais e links para fechamentos de vendas diretas. Dessa maneira, os consumidores que entrarem em contato por meio do número de WhatsApp já poderão dispor de tudo o que a empresa tem a oferecer, tirar dúvidas e finalizar a compra.

É algo bastante satisfatório pensar que, pedindo diretamente de sua casa, o cliente poderá adquirir uma cobertura de vidro para varanda da mesma forma como se estivesse presencialmente no caixa da loja.

Os catálogos são especialmente interessantes para lojas dos mais diferentes segmentos, tais como roupas e itens de moda, buffet por encomenda, pizzarias, lanchonetes, entre muitas outras opções de produtos.

Porém, aqueles que oferecem serviços também poderão se valer dos seus benefícios. Basta apenas ser criativo no momento da abordagem e atencioso com o público durante todo o atendimento.

Considerações finais

Por meio de um atendimento personalizado, ágil e prático na plataforma do WhatsApp Business, as pequenas e médias empresas têm a possibilidade de oferecer aquilo de melhor que possuem aos seus consumidores, sem padecer com grandes gastos.

Levando em conta os benefícios da aposta, e as maneiras eficazes que ela proporciona de aumentar as vendas, é possível concluir que o investimento vale a pena.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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