AtaNews Publicidade 728x90
24/08/2022 às 10h51min - Atualizada em 24/08/2022 às 10h51min

Lula promete volta do PAC e do Minha Casa, Minha Vida

Candidato falou a empresários da construção civil

Agência Brasil
Foto: Reprodução/Facebook/Direitos Reservados
Candidato à Presidência da República pelo PT, Lula se reuniu com empresários da construção civil em São Paulo. Ele recebeu um documento com propostas para estimular o crescimento do setor de habitação e afirmou que retomará dois programas criados na época em que era presidente da República, o Minha Casa, Minha Vida e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“O PAC foi uma coisa extraordinária porque não foi um projeto de construção de infraestrutura pensado a partir do gabinete para Presidência da República. Ele foi construído com empresários, governadores e prefeitos. E é o que eu pretendo retomar, se a gente ganhar as eleições, a partir do dia 1º de janeiro [de 2023]”, disse Lula. 

 Aos empresários, Lula também afirmou sua disposição em retomar o Minha Casa, Minha Vida, programa habitacional voltado às camadas de baixa renda e que foi substituído em 2021 pelo programa Casa Verde Amarela. “A primeira coisa que eu quero dizer para vocês é que o Minha Casa, Minha Vida vai voltar a ser um programa de governo”, afirmou o candidato. “O Estado precisa se cercar de possibilidade econômica, de usar seus bancos para ajudar, ou através do Orçamento da União, ou através de financiamento, a gente garantir que as casas possam ser construídas”.

Pacto Federativo
Lula pregou a união de estados, municípios e governo federal na administração dos problemas do país. Ele afirmou que, caso vença a eleição, fará uma reunião com todos os governadores, independente de partido político. “A segunda coisa que vamos fazer é, na primeira semana depois da posse, uma reunião com 27 governadores de estado para que a gente restabeleça o pacto federativo nesse país. É importante passar para a sociedade a ideia de que governadores e presidente da República não serão inimigos”.

O candidato exaltou a companhia de Geraldo Alckmin, seu candidato a vice-presidente. Com o intuito de demonstrar disposição em colocar de lado posições ideológicas durante seu governo, Lula exaltou o trabalho de Alckmin quando ele integrava o PSDB e governou São Paulo. Lula disse que “adversários políticos não precisam ser inimigos” e defendeu essa união de todos em torno do desenvolvimento do país. “Essa junção nossa é a garantia que a gente quer dar que esse país vai deixar de discutir coisa secundária e vai começar a discutir aquilo que interessa à sociedade brasileira”.

Pablo Marçal diz que, se eleito, pretende zerar impostos de alimentos


O candidato à Presidência da República pelo PROS, Pablo Marçal, reafirmou que pretende zerar os impostos de alimentos. Em visita à cidade de Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo, o candidato ressaltou ainda que os mais pobres são os que mais pagam impostos. 

“Quem mais paga imposto são os pobres. O governo tem o poder de baixar os impostos. A gente quer zerar o máximo possível de itens alimentícios que as pessoas mais pobres colocam em casa”, disse o candidato em conversa com moradores da cidade. 

Marçal, na manhã de hoje, concedeu entrevista via telefone para Folha do DF. À tarde, foi a Carapicuíba e gravou material para a campanha política. À noite, foi entrevistado pela Gazeta do Povo.

Sofia Manzano promete políticas públicas para mulheres


A candidata à Presidência da República pelo PCB, Sofia Manzano, defendeu a implementação de políticas públicas para mulheres. Entre outras ações, a candidata disse que pretende legalizar o aborto, "com a garantia de atendimento na rede pública de saúde, e aumento da licença maternidade".

A candidata afirmou também que irá implementar políticas que possibilitem a emancipação da mulher dos trabalhos domésticos e a redução da jornada de trabalho. As propostas foram publicadas pela candidata em suas redes sociais.

Sofia Manzano fez campanha hoje em Porto Alegre. Durante a manhã, concedeu entrevista para a Rádio Gaúcha e para o Jornal do Comércio. Almoçou com os candidatos do PCB do Rio Grande do Sul, no centro histórico, e foi entrevistada, no início da tarde, pelo jornal Correio do Povo. À noite, fez o lançamento de seu programa político.

Felipe D´Avila discute iniciativas de apoio à ciência e à educação


O candidato à Presidência pelo Partido Novo, Felipe D’Avila, cumpriu agenda no Rio de Janeiro nesta terça-feira (23). Pela manhã, ele visitou o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Jardim Botânico, na zona sul da capital fluminense.

Ele foi recebido pelo diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, que apresentou as iniciativas da instituição para a disseminação da matemática por meio de eventos que incentivem a popularização da cultura científica na sociedade brasileira.

“O Impa é um grande exemplo de Brasil que dá certo, porque produzir conhecimento de ponta no Brasil com todas as dificuldades que se tem num país que vem cortando verbas em pesquisa e desenvolvimento é realmente um grande ato de heroísmo das pessoas que conseguem fazer uma instituição de excelência como o Impa”, disse o presidenciável.

O candidato destacou que vai levar algumas características do Impa para seu plano de governo caso seja eleito. “Ideias de como uma instituição pública deve funcionar a serviço da excelência e do conhecimento, os estímulos que precisamos criar para incentivar os professores de matemática no Brasil a descobrir os talentos na Olimpíada da Matemática, a questão da remuneração de professores e bolsistas para que possam se dedicar à busca da excelência por meio da matemática”, elencou.

À tarde, D'Avila conheceu iniciativas da organização não governamental SER Alzira Aleluia, no morro do Vidigal. Com o lema Servir, Educar e Recomeçar (SER), a ONG atua na promoção de cidadania através da formação profissional, educacional, esportiva, artística e cultural. Um projeto de reforço escolar para moradores da favela é desenvolvido por voluntários do Partido Novo em parceria com a organização.

Nas redes sociais, o candidato também se manifestou hoje em favor de uma reestruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) que melhore o acesso a todas as etapas do atendimento. Ele destacou o papel do setor privado. "Até 59% dos atendimentos de alta complexidade acontecem em hospitais filantrópicos. Precisamos corrigir os modelos de remuneração, baseados em tabela defasada, que estão afastando acesso a bons atendimentos pro cidadão", escreveu.

Na capital fluminense, D’Avila ainda participa do lançamento das candidaturas de seus correligionários George Neder a deputado estadual e Renê Freitas a deputado federal. O evento acontece nesta noite na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no bairro Lagoa.

Soraya Thronicke pede que eleitores chequem declarações de candidatos


A candidata à Presidência da República pelo União Brasil, Soraya Thronicke, pediu que os eleitores verifiquem se são verdadeiras as informações prestadas pelos demais candidatos nas entrevistas, debates e palanques. De acordo com ela, o eleitorado precisa estar “vacinado” contra as informações falsas para evitar que seja iludido.

“Bom dia para você que, como eu, está vacinado contra a mentira. Se você ainda não está, sugiro que tome a primeira dose: cheque tudo o que os candidatos estão dizendo por aí nas entrevistas, nos debates e nos palanques. Não permita que te enganem novamente”, escreveu em suas redes sociais.

Nesta terça-feira, Thronicke passou por media training e gravou conteúdos para o programa eleitoral gratuito na capital paulista. Parte das gravações foi feita com o candidato a vice da chapa, o professor e economista Marcos Cintra.

Hoje, a candidata participará da inauguração do comitê de campanha do candidato ao governo do Estado Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em Porto Alegre.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »